A abertura de empresas no município de São Bento do Sul leva menos de 24 horas para ser realizada. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, através do painel “Mapa de Empresas”, ferramenta que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e o tempo médio para sua abertura.
Em 2022, o município teve 1.312 empresas abertas, contabilizando um total de 10.094 empresas ativas no município atualmente. “Isso se deve às modificações nos processos e empenho no trabalho realizado pelos servidores da Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Planejamento e Urbanismo, Saúde e Finanças, que em conjunto estão conseguindo oferecer essa agilidade”, disse o prefeito Antonio Tomazini.
Ainda conforme o prefeito, o governo municipal seguirá trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento ao empreendedor são-bentense. “Também estamos em constante evolução, como a aquisição de novos softwares para automatização de processos, capacitação das equipes e soluções ligadas ao geoprocessamento. Logo teremos a inauguração da Casa do Empreendedor, que ampliará e melhorará o atendimento e orientação ao empreendedor do município”, finalizou.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, o objetivo é tornar São Bento uma das cidades mais eficientes no apoio ao empreendedorismo. “Iniciamos nosso trabalho em 2021 com um processo de 80h e já baixamos para menos de 24h, mais rápidos do que Jaraguá do Sul, por exemplo, uma cidade muito bem desenvolvida economicamente. Com o georreferenciamento, o novo zoneamento, atualização das leis e automatização de processos, nossa meta é que continue diminuindo o tempo e ficar entre os municípios mais eficientes de Santa Catarina no apoio ao ambiente de negócios”, destaca.
Para verificar o painel “Mapa de Empresas” do Governo Federal, basta acessar o link: https://www.gov.br/empresas-e-