Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pesquisas apontam: E-mail é coisa de velho

Segunda, 15 de agosto de 2011

Palestra retratou "As 'velhas' mídias na era do Facebook"

 

Clique para ampliar
Lucas Pelaez: "Todo mundo está acessando a internet" (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

Durante abertura oficial da Semana da Comunidade da Univille em São Bento do Sul, no dia 8 - segunda-feira -, foi realizada a palestra "As 'velhas' mídias na era do Facebook". O palestrante foi Lucas Pelaez, técnico em Informática, especialista em Marketing e professor de Mídia. Ele disse que a humanidade vive uma "nova realidade" atualmente. Lucas apresentou as formas de comunicação tradicionais, como TV, rádio e jornal, lembrando que cada uma delas tem diferentes horários de pico, seja para ver, ouvir ou ler. Com o advento da internet, porém, essa questão já mudou, pois a audiência na rede mundial de computadores é constante. Os brasileiros estão entre os três maiores públicos mundiais de acesso à internet, "na frente dos Estados Unidos", conforme ele. "Todo mundo está acessando a internet", definiu. Em tempo: dos cerca de 190 milhões de habitantes, 73 milhões (mais de 38%) são usuários. Em escala global, o total de usuários é de aproximadamente dois bilhões de indivíduos. Em pouco mais de seis meses, o novo saite do Evolução - jornalevolucao.com.br - já recebeu cerca de 153 mil acessos, de diferentes partes do país e do exterior.

 

MUITA, MAS MUITA COISA

No Brasil, há 217 milhões de linhas de celular ativas - aparelhos que, cada vez mais, estão permitindo acesso à internet também, os chamados Smartphones. Atualmente, 1/3 dos acessos acontecem através destes sistemas - prevê-se que em 2015 a maioria dos acessos aconteça via telefone celular. O palestrante registrou que, entre as redes sociais, "o Orkut vem caindo e o Facebook está crescendo rapidamente". Já há pesquisas afirmando que "e-mail é coisa de velho", conforme Lucas. A cada um minuto são registradas 70 mil publicações na internet em todo o mundo. "Em sessenta segundos, acontece muita coisa na internet", relatou o palestrante. "Os cidadãos estão mais bem informados e os consumidores, mais exigentes", disse. Empresas que têm apostado na internet, frisou Lucas, experimentam uma "drástica redução de custos". O palestrante registrou que, com a revolução digital, "tem gente faturando sem nunca ter investido nem um centavo na mídia".

 

MARKETING

Na comunicação propriamente dita, até pouco tempo os veículos eram emissores isolados e o público era o receptor das informações. Hoje o modo de funcionamento é outro - através do compartilhamento em rede. Lucas Pelaez citou o exemplo de um consumidor que, não conseguindo resolver o problema de uma geladeira, postou sua indignação na internet, alcançando grande repercussão e chegando inclusive aos grandes noticiários televisivos em nível nacional. Outro exemplo foi das "Tchecas", garotas que começaram na internet expressando o desejo de "conhecer o Brasil". Capturadas na rede pela produção do "Pânico na TV", da RedeTV!, chegaram a ganhar um quadro de sucesso no programa. Depois, soube-se que, na realidade, era uma estratégia de marketing virtual que chegou à vida real, afinal as meninas eram garotas propagandas de uma cerveja - concorrente da cerveja que patrocina o programa.

Representantes de diferentes veículos de comunicação (jornal Evolução, jornal "A Gazeta", jornal "Folha do Norte", Rádio 89 FM e Rádio Cidade de Campo Alegre, além das assessorias de imprensa da prefeitura e Associação Empresarial) estiveram na Univille na segunda-feira, participando de um café da manhã, da palestra e da abertura da Semana da Comunidade propriamente dita, feita pela diretora do campus São Bento do Sul da Univille, Giucélia Spitzner. Ela destacou o papel comunitário da universidade e afirmou que a imprensa tem "papéis similares aos da instituição de ensino". Em agosto de 1996 - há quinze anos, portanto - a Univille ganhou o status de universidade, tendo sido instalada anteriormente em São Bento do Sul, porém. Giucélia comentou que, no campo da concorrência, "há instituições que oferecem cursos apenas visando lucros".

  

Clique para ampliar
Giucélia Spitzner, diretora do campus São Bento do Sul da Univille (Foto Divulgação)
 

PROGRAMAÇÃO PROSSEGUE

A Semana da Comunidade, que será encerrada amanhã, sábado, tem uma programação variada, tendo iniciado na própria segunda-feira, inclusive com participação da universidade em outros estabelecimentos de ensino. Além do Encontro de Corais (segunda-feira), foram realizados distintos eventos, como a Feira das Profissões (terça e quarta-feira) e o café com profissionais de Recursos Humanos (quinta). Ontem também foi realizada sessão solene na Câmara de Vereadores. Hoje prosseguem as palestras e amanhã haverá integração comemorativa ao Dia dos Pais, na quadra da Univille, reunindo pais e professores da comunidade acadêmica.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA