Palestra retratou "As 'velhas' mídias na era do Facebook"
Durante abertura oficial da Semana da Comunidade da Univille em São Bento do Sul, no dia 8 - segunda-feira -, foi realizada a palestra "As 'velhas' mídias na era do Facebook". O palestrante foi Lucas Pelaez, técnico em Informática, especialista em Marketing e professor de Mídia. Ele disse que a humanidade vive uma "nova realidade" atualmente. Lucas apresentou as formas de comunicação tradicionais, como TV, rádio e jornal, lembrando que cada uma delas tem diferentes horários de pico, seja para ver, ouvir ou ler. Com o advento da internet, porém, essa questão já mudou, pois a audiência na rede mundial de computadores é constante. Os brasileiros estão entre os três maiores públicos mundiais de acesso à internet, "na frente dos Estados Unidos", conforme ele. "Todo mundo está acessando a internet", definiu. Em tempo: dos cerca de 190 milhões de habitantes, 73 milhões (mais de 38%) são usuários. Em escala global, o total de usuários é de aproximadamente dois bilhões de indivíduos. Em pouco mais de seis meses, o novo saite do Evolução - jornalevolucao.com.br - já recebeu cerca de 153 mil acessos, de diferentes partes do país e do exterior.
MUITA, MAS MUITA COISA
No Brasil, há 217 milhões de linhas de celular ativas - aparelhos que, cada vez mais, estão permitindo acesso à internet também, os chamados Smartphones. Atualmente, 1/3 dos acessos acontecem através destes sistemas - prevê-se que em 2015 a maioria dos acessos aconteça via telefone celular. O palestrante registrou que, entre as redes sociais, "o Orkut vem caindo e o Facebook está crescendo rapidamente". Já há pesquisas afirmando que "e-mail é coisa de velho", conforme Lucas. A cada um minuto são registradas 70 mil publicações na internet em todo o mundo. "Em sessenta segundos, acontece muita coisa na internet", relatou o palestrante. "Os cidadãos estão mais bem informados e os consumidores, mais exigentes", disse. Empresas que têm apostado na internet, frisou Lucas, experimentam uma "drástica redução de custos". O palestrante registrou que, com a revolução digital, "tem gente faturando sem nunca ter investido nem um centavo na mídia".
MARKETING
Na comunicação propriamente dita, até pouco tempo os veículos eram emissores isolados e o público era o receptor das informações. Hoje o modo de funcionamento é outro - através do compartilhamento em rede. Lucas Pelaez citou o exemplo de um consumidor que, não conseguindo resolver o problema de uma geladeira, postou sua indignação na internet, alcançando grande repercussão e chegando inclusive aos grandes noticiários televisivos em nível nacional. Outro exemplo foi das "Tchecas", garotas que começaram na internet expressando o desejo de "conhecer o Brasil". Capturadas na rede pela produção do "Pânico na TV", da RedeTV!, chegaram a ganhar um quadro de sucesso no programa. Depois, soube-se que, na realidade, era uma estratégia de marketing virtual que chegou à vida real, afinal as meninas eram garotas propagandas de uma cerveja - concorrente da cerveja que patrocina o programa.
Representantes de diferentes veículos de comunicação (jornal Evolução, jornal "A Gazeta", jornal "Folha do Norte", Rádio 89 FM e Rádio Cidade de Campo Alegre, além das assessorias de imprensa da prefeitura e Associação Empresarial) estiveram na Univille na segunda-feira, participando de um café da manhã, da palestra e da abertura da Semana da Comunidade propriamente dita, feita pela diretora do campus São Bento do Sul da Univille, Giucélia Spitzner. Ela destacou o papel comunitário da universidade e afirmou que a imprensa tem "papéis similares aos da instituição de ensino". Em agosto de 1996 - há quinze anos, portanto - a Univille ganhou o status de universidade, tendo sido instalada anteriormente em São Bento do Sul, porém. Giucélia comentou que, no campo da concorrência, "há instituições que oferecem cursos apenas visando lucros".
PROGRAMAÇÃO PROSSEGUE
A Semana da Comunidade, que será encerrada amanhã, sábado, tem uma programação variada, tendo iniciado na própria segunda-feira, inclusive com participação da universidade em outros estabelecimentos de ensino. Além do Encontro de Corais (segunda-feira), foram realizados distintos eventos, como a Feira das Profissões (terça e quarta-feira) e o café com profissionais de Recursos Humanos (quinta). Ontem também foi realizada sessão solene na Câmara de Vereadores. Hoje prosseguem as palestras e amanhã haverá integração comemorativa ao Dia dos Pais, na quadra da Univille, reunindo pais e professores da comunidade acadêmica.