A região Sul do Brasil talvez seja a que mais sente diretamente os efeitos das mudanças climáticas globais. Foi o cenário do primeiro furacão registrado no hemisfério Sul, o Catarina, em 2004, e sofre com a alternância de secas severas no Rio Grande do Sul, com grandes áreas em processo de desertificação, e chuvas torrenciais em Santa Catarina. No Paraná as secas comprometem safras em uma das regiões mais produtivas do Brasil. O País precisa se preparar para mitigar a emergência climática e, para isso, precisa de governo e legisladores comprometidos com a pauta ambiental e climática.
O Instituto Democracia e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Advocacy Colaborativo e cerca de trinta outras organizações sociais, criou o Farol Verde, uma ferramenta que permite aos eleitores conhecer o perfil ambiental de candidatos à reeleição ao Congresso através de suas participações em votações importantes sobre meio ambiente e clima na atual legislatura.
O Farol Verde tem, também, uma lista com 110 candidatos sem mandato na legislatura atual (2019/22). Esses responderam à enquete do Farol Verde com 12 perguntas sobre temas da agenda climática e ambiental brasileira.
O objetivo é facilitar aos eleitores a busca por candidatos com os quais mais se identificam em relação às preocupações ambientais e a emergência climática enfrentada em cada região do país.