Dia D promove inclusão profissional de pessoas com deficiências
Na quarta-feira (14) ocorreu o evento Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A ação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, foi realizada no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, e contou com palestras e feira de vagas de emprego.
Presente ao evento, o prefeito Antonio Tomazini destacou a importância do Plano de Mobilidade de São Bento do Sul, que já aponta como diretriz, a construção do Plano de Acessibilidade, trazendo as necessidades e sua aplicabilidade em São Bento do Sul. “O novo Plano Diretor também propõe diretrizes no ordenamento territorial que vão ao encontro da garantia destes direitos. Em nossa gestão, já estamos aplicando estas normativas, a exemplo do trabalho feito na Avenida dos Imigrantes, uma via de fato, com acessibilidade para todas as pessoas. Defendo que a sociedade e o poder público devem dar melhores condições de acessibilidade para que as pessoas com deficiências possam mostrar suas potencialidades e, principalmente, atuar no mercado de trabalho”, disse Tomazini.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, comentou que se tratando do mercado de trabalho, as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitos desafios. “A atual gestão tem cuidado das pessoas especialmente no que cabe tornar São Bento do Sul, uma sociedade mais justa. O nosso plano de mobilidade tem como objetivo priorizar a acessibilidade dos pedestres, ciclistas e de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. É fundamental que a sociedade contribua neste plano, para que possamos criar metas em curto, médio e longo prazo”, disse.
Na sequência, o público acompanhou as palestras de Viviane de Araújo, com o tema “Fatores críticos para o sucesso no cumprimento da lei de cotas e Desafios e Conquistas das empresas em relação à inclusão de pessoas com deficiência”.
Ricardo Callado, com o tema “Aspectos técnicos na construção de projetos voltados à acessibilidade nos espaços públicos e coletivos. Barreiras enfrentadas durante o desenvolvimento dos projetos. Oportunidades de inclusão dentro da Secretaria de Planejamento e urbanismo”. Patrick Brol Ritter, tratando sobre o “Acesso ao Benefício de Prestação Continuada, Auxílio-inclusão e aposentadoria da pessoa com deficiência”. E Sheila Kurtz, sobre “Experiência da FIESC-SESI-SENAI e o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria que visa conectar indústrias e pessoas com deficiência para criar oportunidades e desenvolvimento, melhorando a vida das pessoas.”