Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

GOVERNO REVERTE CORTES NO FARMÁCIA POPULAR APÓS ENCONTRO COM ABRAFARMA

Quarta, 14 de setembro de 2022

GOVERNO REVERTE CORTES NO FARMÁCIA POPULAR APÓS ENCONTRO COM ABRAFARMA

Marcelo Queiroga esteve em congresso setorial da entidade em São Paulo

Para acessar a imagem em alta resolução, clique aqui

Pouco depois de o ministro da Saúde Marcelo Queiroga participar do Abrafarma Future Trends nesta quarta-feira (dia 14), o governo federal determinou a reversão nos cortes do orçamento do Farmácia Popular para o próximo ano. Promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o evento reúne 5 mil empresários, executivos e dirigentes do setor em São Paulo (SP).

 

O orçamento original da União enviado para o Congresso Nacional previa a redução de 59% dos recursos para o programa, o que equivaleria a R$ 1,2 bilhão.

 

Abrafarma, que representa as 26 maiores empresas do setor no país e 45% da venda de medicamentos, expôs uma lista de reivindicações para o Ministério durante o evento. A entidade defende a ampliação do papel do varejo farmacêutico na assistência à saúde, o que inclui a regulamentação de mais testes rápidos e vacinas na iniciativa privada.

 

O CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, elencou alguns números que indicam o potencial das grandes redes de farmácias para absorver mais serviços de atenção primária. As empresas que integram a Abrafarma mantêm 9,3 mil farmácias em 100% do território nacional e mais de 30,2 mil farmacêuticos aptos para apoiar a saúde pública.

 

“Nos últimos 12 meses até julho, registramos 1 bilhão de atendimentos. É como se cada brasileiro visitasse pelo menos cinco vezes as farmácias. Temos capacidade para ampliar em até sete ou oito vezes a capacidade de imunização no país, e de promover pelo menos 40 tipos de testes laboratoriais”, reforça.

 

Uma das reivindicações da entidade diz respeito à Consulta Pública 911, lançada em 2020 pela Anvisa, e à RDC 44 de 2009. “Essas medidas já representaram importantes avanços ao reconhecerem os serviços prestados em farmácias como serviços de saúde. Mas é necessária uma revisão para ampliar a regulamentação de novos testes e serviços como o de telessaúde”, complementa. Além dessas resoluções, o setor trabalha para aprovar o Projeto de Lei 1940/2020, que regulamenta a extensão da oferta de testes.

 

O ministro ratificou o compromisso de valorizar as parcerias com a iniciativa privada. “Já contamos com 38 mil salas de vacinação e estamos atuando para aprimorar o processo de avaliação de novas tecnologias no SUS. Mas queremos estimular essa sintonia com a rede privada, que vem exercendo papel fundamental no acesso e na adesão aos tratamentos de saúde”, comentou.

 

Sobre a Abrafarma 

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 8,9 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 45% das vendas de medicamentos no país. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA