Defesa Civil registra ocorrência devido às chuvas
Devido às fortes chuvas desde a madrugada desta segunda-feira (12), a Defesa Civil de São Bento do Sul registrou, até o momento, uma queda de árvore na rua Augusto Hackbarth, no bairro Brasília. A equipe já esteve no local para desobstrução da via. Além disso, o departamento monitora diversos locais pelo município.
Conforme o diretor da Defesa Civil municipal, Vilmar Kravec, vistorias são realizadas em pontos como na Vila Schwartz, no bairro Serra Alta, no bairro Centenário, rua Jaraguá do Sul e rua Castelo Branco. “Em relação a outras ocorrências, na última semana, também devido às chuvas, ocorreram quedas de barreiras na Estrada das Galinhas, Estrada Saraiva e proximidades da localidade do Braço Esquerdo, onde as secretarias de Obras e Agricultura já realizaram os reparos com a retirada de toda terra que desbarrancou”, comentou.
Rua Jaraguá do Sul - Em relação à rua Jaraguá do Sul, a Defesa Civil segue monitorando o local. O departamento está fazendo no plano de trabalho para reconstrução da via. “Estamos aguardando o geólogo da Amunesc nos repassar o documento técnico informando a quantidade de pontos de sondagens. Somente após a conclusão do plano de trabalho é que conseguiremos ir em busca de recursos para recuperação da via e construção das residências”, explicou Kravec.
Rua Castelo Branco - Na rua Castelo Branco, a Secretaria de Obras já realizou a implantação de nova drenagem e aplicação do material de base. Agora, parte da via já não se encontra mais com risco de desmoronamento. “Trabalhamos durante toda a sexta-feira e também no sábado, porém ainda precisamos finalizar o serviço com alguns acabamentos. Assim que a chuva der uma trégua, retornaremos com as equipes no local para finalizar os trabalhos”, explicou o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira.
Porém, a residência lateral da via continua interditada pela Defesa Civil, pois ainda encontra-se em risco de desmoronamento. A partir de uma terraplanagem realizada por parte do proprietário de um terreno vizinho, parte do barranco lateral também desbarrancou e até que o problema seja solucionado, a casa continuará interditada.
Principais orientações durante as chuvas
Em caso de alagamento, mantenha-se atento aos níveis da água. Procure um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento;
Não deixe as crianças brincarem na chuva ou em enxurradas, há risco de doenças e acidentes;
Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios;
Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos em ruas e áreas alagadas;
Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente a Defesa Civil pelo 199