Plano de trabalho para reconstrução da Rua Jaraguá do Sul
Na manhã desta quarta-feira (17) ocorreu um encontro envolvendo representantes do poder público municipal e Defesa Civil do Estado, para tratar sobre o plano de trabalho para reconstrução da Rua Jaraguá do Sul. Com o decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito Antonio Tomazini, a Prefeitura precisou aguardar a homologação do Estado e reconhecimento da União para que pudessem ser iniciadas as primeiras ações do plano, visando também a construção de novas casas para as famílias atingidas.
Com a homologação e reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Regional, publicado na última segunda-feira (15), através da portaria n° 2569, o município poderá iniciar o plano de trabalho para captação de recursos, que será feito primeiramente através de um estudo geotécnico para análise do solo e, em seguida, projeto de recuperação da via e construção das residências.
Segundo o coordenador regional de Defesa Civil Região Norte e Nordeste, Antonio Edival Pereira, a solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). “Através disso, iremos encaminhar as informações necessárias para cada ação, sendo em primeiro lugar o restabelecimento da via e em seguida, construção de novas residências para as famílias da área de risco. Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o recurso disponível”, explica Edival.
O diretor da Defesa Civil de São Bento, Vilmar Kravec, comentou que hoje são 16 residências em área de risco, sendo que dessas, quatro já estão interditadas e uma está sendo avaliada a interdição. “Através de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, foi possível fornecer o benefício de aluguel social para três famílias. Além disso, o Ministério de Desenvolvimento Regional também autorizou o saque do FGTS, uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar da conta FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrentes de desastres naturais. Por isso, já estamos comunicando as famílias que têm direito a esse benefício”, comenta Kravec.
A rua Jaraguá do Sul fica localizada no bairro 25 de Julho e em junho, a via precisou ser interditada por conta dos deslizamentos de terra. O local segue sendo constantemente monitorado pela Defesa Civil.