Nesta quinta-feira (14), o prefeito Antonio Tomazini recebeu algumas agentes comunitárias de saúde de São Bento do Sul, para esclarecer dúvidas referente ao novo piso salarial aos profissionais. O secretário de Saúde, Marcelo Marques, e secretário de Finanças, Rodrigo Schuhmacher, também participaram da reunião.
De acordo com o novo piso salarial nacional, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias não poderão receber um salário inferior a dois salários-mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para essa categoria profissional.
Para o prefeito Antonio Tomazini, esta é uma ação importante e que visa, principalmente, a valorização do servidor. “Este momento é essencial para explicarmos todo o passo a passo para os servidores de como serão feitos os pagamentos. São profissionais que estão na linha de frente para o atendimento na atenção básica à saúde e merecem este reconhecimento”, disse o prefeito.
A agente comunitária de saúde, Eliete do Prado, que hoje atua na região da Vila São Paulo, agradeceu a oportunidade da conversa e também sobre os esforços realizados para que o processo seja concluído. “Estou atuando há nove anos no serviço público e é a primeira vez que sou atendida desta forma. Agradeço em nome de todos os profissionais da saúde”, disse Eliete.
Agora, o projeto de alteração da lei de São Bento do Sul precisa ser analisado e, em seguida, votado pelos vereadores do município para que então, seja alterado o novo piso salarial. Cabe destacar que o município já foi contemplado com os valores devidos, inclusive retroativos a maio de 2022, quando o novo piso começou a valer, sendo necessário tão somente adequar à legislação municipal para permitir que tais profissionais sejam beneficiados com o novo piso ainda no mês de julho de 2022.