Florianópolis - O mercado americano será tema de seminário, no dia 24 de agosto, na sede da FIESC, em Florianópolis. No encontro, promovido pela Federação em conjunto com a Agência de Promoção das Exportações (Apex-Brasil), serão apresentadas as tendências e perspectivas econômicas do mercado norte-americano, além dos serviços que a Apex oferece aos exportadores e às empresas que queiram ingressar nesse mercado.
O seminário, que ocorrerá das 8h30 às 17 horas, é voltado aos setores de alimentos, bebidas e agronegócio, cadeia da construção, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, moda e economia criativa e serviços.
Maior importador mundial, os Estados Unidos compraram do mundo, em 2010, mais de US$ 1,9 trilhão em mercadorias. O país é um grande mercado consumidor, não apenas pelo tamanho de sua população, que deve atingir 332 milhões de pessoas em 2015, como também pelo seu poder aquisitivo. Até 2008, os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras, tendo sido superado pela China em 2009.
Em 2010 as empresas de Santa Catarina exportaram US$ 906 milhões para os Estados Unidos. Os principais produtos exportados pelo estado para aquele país foram motocompressores, motores elétricos, partes para motores a diesel, portas de madeira, fumo e móveis de madeira.
As inscrições para o seminário são gratuitas. Os interessados em participar devem fazer a inscrição aqui. Informações adicionais pelo telefone (48) 3231-4651 ou pelo e-mail cin@fiescnet.com.br.