Governo tem investido em diferentes frentes de trabalho
Piên-PR/Campo Alegre - A Secretaria de Educação de Piên está desenvolvendo ações para a melhoria do ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Neste ano foi implantada a sala de Recursos Multifuncionais para atender os alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem, reforço escolar e a criação do Grupo de Apoio Interdisciplinar ao Educando (GAIE), formado por profissionais de diversas áreas de ensino: psicopedagoga clínica, psicóloga, assistente social e pedagogas. Este grupo tem por finalidade diagnosticar através de avaliações os alunos que apresentam algum grau de comprometimento na sua capacidade de aprender, realizando os atendimentos e encaminhamentos necessários, bem como apoiar e orientar os professores e família em relação aos procedimentos de aprendizagem desta criança.
O prefeito Gilberto Dranka assinou termo de adesão ao portal de ensino Planeta Sesi, criado pelo Sesi Paraná, que tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta de aprendizagem complementar ao ensino formal, com vistas a atender alunos de 4 a 10 anos de todas as escolas municipais, pois a mesmas têm acesso à internet - inclusive as escolas rurais. Trata-se de um forte instrumento para estreitar o relacionamento entre professores, profissionais da educação e pais de alunos.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Além disso, há investimento na formação continuada dos professores com cursos por disciplina, curso do ProInfo - que visa estreitar a prática pedagógica com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, inserindo a educação municipal na era digital. Isso sem contar o Seminário Municipal de Educação, realizado anualmente no mês de fevereiro, as palestras e as paradas pedagógicas durante o ano letivo. Na última semana, por exemplo, oitenta e quatro professores participaram do XV Seminário de Educação e XI Congresso Interestadual de Educação no Município de Rio Negro.
A secretária de Educação, Maristela Stoeckly, ressalta que estas ações que contribuem para a melhoria da aprendizagem, diminuição da reprovação, redução da distorção idade/série e, consequentemente, a elevação do Ideb. "Ressaltamos, portanto, que os resultados são esperados em longo prazo. Temos convicção que estamos no caminho certo e temos muito a percorrer para alcançar a qualidade que desejamos para a nossa escola pública", finalizou a secretária.
PLANO MUNICIPAL
Recentemente, durante quatro dias, professores e demais profissionais da educação debateram propostas para o Plano Municipal de Educação de Campo Alegre. Na abertura, o mestre João Ângelo, professor da Universidade do Contestado, abordou a importância de se compor coletivamente o plano, pois se trata de um planejamento de longo prazo que necessita da participação da comunidade a fim de refletir a realidade local. O segundo dia de atividades contou com a participação do professor especialista James Karson Valério, que tratou da ênfase nas etapas da educação. No mesmo dia, houve a apresentação do diagnóstico do município, pela comissão do Plano Municipal.
Depois disso, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho, que abordaram educação infantil, ensino fundamental, médio, educação especial, ensino superior, de jovens e adultos, educação a distância e tecnologias educacionais, educação tecnológica e formação profissional, formação de professores e valorização do magistério, além de financiamento e gestão. A secretária municipal de Educação, Ângela Hübner, classificou como positiva a participação dos educadores.
"Houve aprofundamento nos debates e as propostas apresentadas refletem bem as necessidades locais", observou a secretária. Sugestões de melhorias no sistema de ensino, questões de infraestrutura, políticas de valorização dos profissionais do magistério estão entre as propostas apresentadas. No dia 3 de outubro acontecerá um fórum para apresentação do documento final do Plano Municipal de Educação à comunidade.