Agendamento deve ser feito até terça-feira
São Bento - Atualmente em São Bento do Sul mais de quatro mil pessoas aguardam na fila para a realização de exame de ultrassonografia. Com o objetivo de reduzir esse número, a Secretaria de Saúde realiza mutirão e convoca todos os pacientes que têm pedido de ultrassonografia (mama, articulação, abdome, aparelho urinário, transvaginal, próstata, tireóide e outros) efetuado no período de maio de 2010 a agosto de 2010 para fazerem o agendamento junto ao balcão de atendimento da secretaria. Segundo Arnaldo Rogerio Schmidt, responsável pelo setor de TDF - Tratamento Fora Domicílio e Exames Específicos, "a fila é consequência de vários anos" e com o aumento de profissionais contratados na área será possível atender mais pacientes. "Com o mutirão conseguimos atender até oitocentos pacientes por mês e esperamos, em breve, ter o número reduzido na fila de espera", relata. Arnaldo lembra que no início deste ano o equipamento de ultrassom quebrou, ficando algumas semanas sem atendimento. "Este também é um motivo para a realização do mutirão", justifica.
Diante disso todos os pacientes que encaminharam pedido nas datas já mencionadas devem entrar em contato com a secretaria. "É necessário que a pessoa traga consigo a requisição do exame. O pedido está com o paciente em casa ou na Unidade de Saúde em que o exame foi solicitado", explica Schmidt, relatando que, devido ao alto número de atendimentos, fica "praticamente impossível" fazer o contato telefônico com todos os pacientes. "Além disso, tem muitos cadastros que estão desatualizados e os números já não são mais os mesmos", completa.
Para o agendamento é necessário que os pacientes compareçam ao setor de agendamento da Secretaria de Saúde até terça-feira, dia 9. O horário de atendimento é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 16:00. Maiores informações podem ser obtidas diretamente na própria secretaria ou através do telefone 3631-0400.
IMEDIATAMENTE
Para Vigando Hübel, 67 anos, o mutirão acontece em boa hora. "Fico feliz em poder realizar o exame - e quando vi que as pessoas que tinham pedido deveriam fazer o agendamento vim imediatamente", relata. "É importante atender ao chamado e da mesma forma avisar quando já fez o exame (através da rede particular) para dar vez para outras pessoas que também precisam", orientou. O exame de ultrassom, quando solicitado por gestante, é agendado sem que a mesma precise entrar na fila. Segundo a diretora Leslie Tschoeke, ao todo oitenta exames por mês são direcionados às gestantes, sendo realizados sempre aos sábados. "Assim que a paciente pega a requisição com o médico já pode vir até a secretaria e fazer o agendamento", reforça. "Esse procedimento é exclusivo para as gestantes".