Um ato de amor e também o mais eficiente instrumento para a saúde física e mental já na primeira fase da vida humana
O aleitamento materno é um ato de amor e também o mais eficiente instrumento para a saúde física e mental já na primeira fase da vida humana. O leite materno é o melhor alimento para o bebê. A amamentação na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
O pediatra Ricardo Bonetti ressalta a importância do leite materno para a saúde dos bebês. "O leite materno contribui para um crescimento saudável e protege a criança, ajudando a prevenir alergias e outras doenças. E o melhor, está sempre pronto, na temperatura adequada, é de fácil digestão e é de graça. Não existe leite fraco", salienta Bonetti. "A mãe deve amamentar o máximo que puder. A dor, que eventualmente surge, é passageira. Os benefícios para ela e para o filho são muito maiores", completa.
NEONATAL
Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento (Lancet 2008). Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal - aquela que acontece até o 28º dia de vida. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida. A amamentação é um momento exclusivo entre mãe e filho, por isso, é sempre bom que ocorra de uma forma tranquila e prazerosa.
DICAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA BOA AMAMENTAÇÃO
-Como nos primeiros meses o bebê não tem um horário para mamar, amamente-o sempre que ele pedir;
-Antes de amamentar, lave bem as mãos;
-Respeite o ritmo de mamar de seu bebê, deixe-o mamar até que fique satisfeito;
-Deixe que primeiro ele esvazie bem uma mama, para só depois oferecer a outra, isto se ele quiser;
-O leite do fim da mamada é mais rico em gordura, sendo assim, satisfaz mais o bebê e o ajuda a ganhar mais peso;
-Comece sempre a amamentar com a mama que terminou a última mamada, pois assim o bebê poderá esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para que a mãe tenha bastante leite.