A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semob) de São Bento do Sul lançou na última semana, uma nova iniciativa para chamar a atenção da comunidade para a necessidade de se realizar o descarte correto de resíduos, evitando, assim, prejuízos ao meio ambiente. A partir do Programa São Bento Sempre Limpa, realizado em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), surgiu o “Residuômetro”, que contabiliza o volume de resíduos coletados mensalmente nos bairros do município.
O prefeito Antonio Tomazini comentou que este é mais um incentivo para que o programa possa alcançar bons números em suas edições. “Estamos felizes que o São Bento Sempre Limpa vem sendo destaque, conseguindo atingir o objetivo de dar o destino correto ao lixo, sem prejudicar o meio ambiente, auxiliando também na reciclagem”, destacou.
Até o momento, com as duas primeiras ações realizadas em 2022, nos bairros Serra Alta e Centenário, respectivamente, foram retirados do meio ambiente 41 mil quilos de lixo. “Iremos atualizar mensalmente após cada edição este placar, para mostrar à comunidade a importância da adesão de todos ao programa, que visa dar a destinação correta aos mais diversos tipos de materiais. Estamos contentes com o interesse da população em participar e conscientizar amigos e vizinhos para que se juntem a esse movimento de sustentabilidade”, frisou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Neri Pereira (Magrão).
Aproveitando a oportunidade da Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 31 de maio a 5 de junho, a Semob enaltece que os resultados expressivos do São Bento Sempre Limpa são fruto de uma união entre o Poder Público, através da Prefeitura, da iniciativa privada, a partir das mais de 10 empresas que já aderiram ao programa como voluntárias, e da sociedade civil, que colabora divulgando as datas e locais onde os caminhões recolherão os materiais. “Entendemos que essa parceria é o ponto fundamental para que qualquer projeto possa ser executado com êxito. Cada ator assumindo a sua responsabilidade com a natureza, nossas riquezas ambientais e com o futuro que esperamos para as próximas gerações”, frisou Magrão.
Vislumbrando a necessidade das pessoas em dar destinação correta a diversos tipos de inservíveis, como móveis sem uso, eletrônicos, pneus gastos, dentre outros, neste ano foi definido um calendário mensal com datas e as regiões que serão atendidas.
Confira:
Os próximos dias e bairros atendidos neste ano são: dia 25 de junho, bairro Cruzeiro; dia 23 de julho, bairro Centro; 27 de agosto, bairro 25 de Julho; 17 de setembro, bairro Lençol; 22 de outubro, bairro Rio Vermelho; e no dia 19 de novembro, no bairro Dona Francisca. O programa sempre será realizado a partir das 7h30 e se o tempo não estiver bom, a edição será transferida automaticamente para o próximo final de semana.
Vale destacar que a cidade foi mapeada por regiões, o que significa que bairros próximos aos citados acima receberão o programa. Nas datas próximas de cada edição serão denominadas as demais localidades para que a comunidade possa se preparar adequadamente.