O Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde atua com medidas relativas à dependência do tabaco. Nele, o cidadão que pretende largar o vício e dependência do cigarro pode iniciar um tratamento gratuito pela Secretaria de Saúde.
Por conta da pandemia da Covid-19, os atendimentos eram feitos individualmente. Porém, agora os tratamentos poderão ser realizados em grupos, com 12 pessoas. De acordo com a farmacêutica do Centro de Vigilância à Saúde, Emanuelle Gassner, o programa segue um cronograma determinado pelo Instituto Nacional de Câncer -INCA, e nele os pacientes passam por 4 fases iniciais de tratamento, com encontros semanais. “Em seguida realizamos o trabalho de acompanhamento, no qual pode durar até um ano”, explica Emanuelle.
No momento, o programa possui 5 pacientes em tratamento, ou seja, ainda há 7 vagas disponíveis para ingressar nos encontros, que serão realizados no Centro de Vigilância à Saúde.
A enfermeira Patrícia Oliveira, que também faz parte da organização dos encontros pelo programa, comentou que também é possível entrar em contato com o whatsapp para participar dos encontros ou sanar dúvidas. “O telefone para contato via whatsapp é (47) 98497-7310, porém, o mesmo não recebe ligações”, comentou.
Cigarro eletrônico - Outro ponto tratado pelas profissionais é em relação aos cigarros eletrônicos, onde muitos jovens e até mesmo pessoas com mais idade acreditam que ao utilizar o cigarro eletrônico estará largando o vício do tabaco. Porém, conforme explicação de Emanuelle e Patrícia, o mesmo, além de não poder ser utilizado e comercializado, possui o mesmo ou até maior perigo em relação ao vício do cigarro normal.