O sistema de transporte coletivo de São Bento do Sul está ganhando um conjunto de iniciativas tecnológicas e operacionais que estão presentes nas principais cidades brasileiras. Batizado de Smart Mob, a Coletivos Rainha, em parceria o poder público municipal executivo e legislativo está implantando neste primeiro momento duas mudanças que irão melhorar o fluxo do transporte e a comunicação com os usuários.
Para oferecer mais praticidade de locomoção, atendendo de forma mais inteligente e ágil o transporte de passageiros, especialmente em locais de menor fluxo, estão sendo incorporados ao sistema cinco micro-ônibus. A Coletivos Rainha está investindo aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição e adequação dos veículos.
O objetivo da concessionária é utilizar os micro-ônibus em áreas mais distantes ou horários de menor movimento, através de uma operação mais econômica e eficiente. “Com as iniciativas, esperamos melhorar de forma inteligente o serviço de transporte coletivo, através de uma operação que se torne sustentável e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades dos usuários”, avalia Flávio Lima, diretor de operações da Coletivos Rainha.
A incorporação desses veículos no sistema operacional representa a importante renovação de mais de 10% da frota, que conta com 41 ônibus em operação. Embora a movimentação do transporte coletivo ainda esteja 35% inferior à utilização antes do início da pandemia, a concessionária entende que é necessário investir permanentemente em adequações e melhorias que garantam a continuidade do atendimento à população.
A segunda novidade é o lançamento em breve do aplicativo Smart Mob, que permitirá aos usuários acesso aos horários de ônibus, itinerários e outras funcionalidades. O aplicativo aguarda a liberação das lojas Android e IOS para que seja disponibilizado aos clientes do transporte público. Acompanhando a plataforma, a empresa estará instalando um centro de controle operacional com painéis informativos monitorando e controlando tudo em tempo real.