O Hospital e Maternidade Sagrada Família vem por meio desta esclarecer a sociedade de São Bento do Sul e região, a cerca das circunstâncias que culminaram no falecimento da menor P.C.F ocorrido dia 28 de julho de 2011.
Como se tratava de caso clínico, com exames laboratoriais e radiológicos que indicavam a presença de doença pulmonar viral grave, foram adotadas todas as medidas cabíveis de conduta clínica bem como de tratamento, considerando-se a possibilidade de vírus influenza H1N1, conforme determinação e Protocolo da Vigilância Epidemiológica do estado de Santa Catarina.
Apesar do exame específico da secreção respiratória ter sido negativo para o subtipo H1N1 deste vírus, cumpre-nos ressaltar que o exame foi positivo para o mesmo vírus influenza, porém de outro subtipo.
Desta feita faz se necessário esclarecer que o tratamento para ambos é o mesmo, tendo sito adotado imediatamente, assim que a menor deu entrada para internação nesta instituição.
Apesar de todos os esforços empreendidos e da estrita observância técnica, infelizmente deu-se um desfecho desfavorável, culminando no falecimento da mesma.
Atenciosamente,
Dra. Adriana Pinheiro Lisboa
Diretora Técnica