Um dos problemas sempre enfrentados pela Secretaria de Educação está na crescente demanda pela procura de vagas para alunos da educação infantil (0 a 3 anos de idade) em período integral. Este aumento se deve, principalmente, ao fato de São Bento do Sul crescer cada dia mais, atraindo novas famílias de outras cidades e também países, aumentando o número de demandas nas unidades escolares do município.
Recentemente foi divulgado pelo IBGE o aumento populacional de São Bento do Sul, sendo a estimativa em 2010 de 74.801 pessoas, em no ano de 2020 de 85.421 pessoas e agora em 2021 a estimativa é de 86.317 habitantes, apontando um possível crescimento nos próximos anos.
De acordo com dados informados pela Secretaria de Educação, neste ano a secretaria ainda conseguiu encaminhar 820 alunos em período matutino ou vespertino e período integral, sendo que 172 ainda aguardam vaga. No entanto, destes 172 cadastros, 39 recusaram a unidade indicada por não ser a mais próxima da residência e 133 ainda serão analisados no próximo encaixe de vagas que ocorre de forma mensal.
Importante destacar que esses números são alterados constantemente devido à quantidade de cadastros realizados diariamente pelos pais, que são analisados a cada mês, havendo encaixe de vaga de acordo com a disponibilidade dos CEIMs. Além disso, cabe ressaltar que o encaixe das vagas seguem todos os procedimentos legais, obedecendo criteriosamente a ordem dos cadastros.
Conforme explicou o secretário de Educação, Josias Terres, este é um problema antigo e que está sendo solucionado aos poucos com as ampliações de CEIM’s (Centro de Educação Infantil). “Estamos investindo em ampliações para atender as crianças. Nossa meta é que com essas ampliações a gente consiga atender todas em período integral. Porém como as obras estão em andamento, estima-se que consigamos solucionar definitivamente este problema em um prazo de alguns meses”, explicou.
Josias ainda destacou o investimento da Secretaria de Educação não só em ampliações nos CEIM’s, mas também em outras unidades escolares do município. “Fazendo uma estimativa do orçamento, são mais de R$ 15 milhões em recursos para obras de ampliações, reformas, pinturas, reparos em instalações elétricas, dentre várias outras melhorias para qualificar o ambiente de ensino a todos os alunos”.
No momento são 13 unidades de ensino com obras em andamento, sendo 3 já entregues para a comunidade e outras 4 para iniciarem, aguardando apenas a assinatura de ordem de serviço.
De todas estas escolas, o CEIM Pingo de Gente está com a obra paralisada por conta da empresa ganhadora da licitação paralisar as atividades da reforma. A Prefeitura já notificou a empresa, a qual não apresentou defesa e, agora, a Prefeitura prosseguirá com o processo administrativo.
Após possíveis penalidades as demais empresas colocadas na licitação serão chamadas para verificar o interesse em concluírem o serviço. Caso isto não ocorra e as empresas não queiram continuar a obra, será necessária uma nova licitação.
A previsão é que em até 30 dias o problema seja solucionado e obra seja retomada.
Por conta disso, alguns alunos foram remanejados para outras unidades e outros alunos estão atuando em outro bloco separado do CEIM.