Adolescentes que são atendidos pelos programas de acolhimento em São Bento do Sul e Campo Alegre tiveram, na noite de sexta-feira, dia 27 de agosto, sua formatura no Programa Novos Caminhos. O projeto objetiva qualificar e profissionalizar os adolescentes, visando sua preparação para a vida autônoma.
Neste ano, 8 adolescentes entre 14 e 17 anos tiveram, desde o mês de maio, 56 horas de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares, que os qualificam para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da FIESC (Sesi e Senai) e da Fecomércio (Senac).
O programa vem atender os adolescentes que atualmente vivem nos abrigos de menores ou famílias de apoio, considerando a necessidade de preservar a sua segurança. Ao se tornarem maiores de idade, eles precisam encontrar o seu próprio caminho. Nesse sentido, o programa Novos Caminhos vem ajudar a qualificá-los e, sempre que possível, buscar estágios com empresas parceiras para iniciar a sua carreira profissional e garantir sustento financeiro.
O programa oferece qualificação para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho. Eles recebem proteção do Estado porque tiveram que ser retirados de suas famílias por serem vulneráveis e até vítimas de violência. Ao se tornarem maiores de idade, eles precisam encontrar o seu próprio caminho. Nesse sentido, o programa Novos Caminhos vem ajudar a qualificá-los e, sempre que possível, buscar a colocação profissional com empresas parceiras para iniciar a sua carreira profissional e garantir sustento financeiro.
O Programa já existe há oito anos em Santa Catarina. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.