Florianópolis - O Governo do Estado e a Secretaria da Saúde anunciam nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, o Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas, que realizará 22,6 mil cirurgias. O evento será durante o 9º Congresso Catarinense de Municípios, no Centro Sul, em Florianópolis.
O governador Raimundo Colombo destaca que há um grande número de cirurgias represadas, que comprometem a qualidade de vida dos catarinenses. “Em muitos dos hospitais que vamos, há uma fila extensa de pacientes a serem atendidos e com essa ação vamos reduzir consideravelmente o tempo de espera”, conta Colombo.
A perspectiva é para que uma cirurgia de catarata, em que há uma demora de até dois anos para ser feita, levará três meses de espera. Colombo também deu uma boa notícia para todo o Estado. "Essa é a primeira fase. No início do ano que vem vamos lançar um novo mutirão."
Ao total, o Governo do Estado realizará investimento de R$ 20 milhões. As cirurgias serão realizadas em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes). E, por último, ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais de síntese).