Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Agentes de desenvolvimento como indutores do progresso

Quarta, 11 de agosto de 2021

Curso em Chapecó integra participantes das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste

 

Fornecer subsídios e competências para que o agente de desenvolvimento atue como um articulador do processo de desenvolvimento econômico local. Com esse objetivo o Sebrae/SC realiza até quinta-feira (12) o Curso AD Avançado para os municípios que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste. A capacitação é realizada das 9h às 18 horas, no Hotel Mogano Premium, em Chapecó.

O curso é prático e leva o agente de desenvolvimento a pensar no seu município. Ao concluir terá uma proposta pré-construída de política pública para o desenvolvimento, bem como entenderá o seu papel como impulsionador das lideranças locais. Entre os temas principais a instrutora e bacharel em Ciências Contábeis Janete Felippe aborda o agente como indutor do desenvolvimento (desenvolvimento territorial, o papel do agente de desenvolvimento, ciclo do desenvolvimento e a interação dos agentes com os atores locais), instrumentos de planejamento para a atuação do agente (construção de um plano, capacidade do município agregar valor, mapeamento de necessidades e oportunidades), finanças públicas (orçamento público municipal e seus componentes) e projetos para captação de recursos (estrutura de projetos para captação de recursos, fontes de recursos e construção de uma política pública).

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que o Programa Cidade Empreendedora faz parte de uma política pública de desenvolvimento. “Historicamente os investimentos públicos estiveram voltados para saúde, educação e assistência social. Deixaram de lado o suporte para as empresas que geram impostos, empregos e contribuíram no desenvolvimento territorial. Contudo, é necessário renovar os ciclos econômicos nos municípios e, por isso, pensar estratégias para os próximos 30 anos”, argumenta.

Trennepohl ressalta a necessidade da construção de novas políticas públicas com visão diferenciada que serão elaboradas pelos entes públicos dos municípios. “Os agentes de desenvolvimento ajudarão a criar esses novos direcionamentos que ingressam com configuração estratégica em uma sociedade que se transforma em uma velocidade jamais vista. O nosso desafio é entrar em um cenário que exigirá dos líderes e dos municípios outra postura”, antecipa ao destacar que as cidades que desejam expandir precisarão impor um novo paradigma de desenvolvimento.

De acordo com o gestor estadual do Cidade Empreendedora, Edgar Macedo Junior, o programa representa e resume o que o Sebrae/SC procura fazer: que é gerar emprego e renda por meio do fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. “Para isso temos duas formas de atuação: uma é o apoio direto às empresas (orientação, consultoria, capacitação, soluções de mercado, tecnologia) e a outra é criar um ambiente que seja adequado para que os empreendimentos se desenvolvam”, destaca.

O gestor comenta que o programa Cidade Empreendedora está no terceiro ciclo, com a adesão de 74 municípios catarinenses e mais de 100 consultores atuando em todo o Estado. “Importante frisar que os agentes de desenvolvimento são os principais atores nessa estratégia de desenvolvimento. Vocês farão a diferença em seus municípios!”, adianta.

Participam desta primeira etapa da capacitação os servidores municipais de CaibiCaxambu do SulChapecóCordilheira AltaGalvãoItapirangaLajeado GrandeLindóia do SulMaravilhaPalma SolaPinhalzinhoSão CarlosSão DomingosSaudadesSearaXanxerêXaxim e Zortéa.

O calendário de capacitações presenciais dos agentes de desenvolvimento prevê: 1º a 2 de setembro Encontro Estadual; de 20 a 24 de setembro Curso AD Avançado para municípios da região Vale; de 4 a 7 de outubro Curso AD Avançado para municípios das regiões Norte e Foz e de 25 a 28 de outubro Curso Avançado para municípios das regiões Sul, Serra e Grande Florianópolis.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 

Foto 15 – Udo Trennepohl ressalta a necessidade da construção de novas políticas públicas.

Foto 16 –  Trennepohl reforça que os agentes de desenvolvimento ajudarão a criar os novos direcionamentos.

Foto 17 – De acordo com o gestor estadual do Cidade Empreendedora, Edgar Macedo Junior, os agentes de desenvolvimento são os principais atores na estratégia de desenvolvimento.

Foto 18 – O gestor comenta que o programa Cidade Empreendedora está no terceiro ciclo, com a adesão de 74 municípios catarinenses.

Foto 19 – A instrutora é a bacharel em Ciências Contábeis Janete Felippe.

Foto 20 – Participam do curso municípios do Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste.

Foto 21 – Participam do curso municípios do Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA