Maior torneio de educação profissional das Américas terá fase estadual em outubro
Florianópolis - A preparação é intensa na unidade do SENAI em São Bento do Sul, onde seis estudantes treinam para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas. A fase catarinense será realizada em outubro, com provas em 13 cidades, incluindo São Bento do Sul. Em todo estado mais de 120 futuros profissionais, de 18 cidades, participarão em 30 diferentes ocupações.
Os estudantes são-bentenses selecionados vão representar a cidade em seis modalidades: Fresagem CNC, Tornearia Mecânica, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Mecânica Geral-Ajustagem e Marcenaria (veja abaixo a lista dos participantes). Além de ajudar no aprimoramento de seus alunos, a unidade do SENAI na cidade também vai sediar a competição da ocupação de Marcenaria.
Em provas contextualizadas, os estudantes mobilizam conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao desempenho de atividades existentes no meio industrial. Para isso eles precisam seguir padrões de qualidade e produtividade. Na etapa estadual da edição de 2009 da Olimpíada do Conhecimento, os alunos do SENAI em São Bento do Sul foram ouro na ocupação de marcenaria e bronze em Tornearia Mecânica.
Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, eventos como a Olimpíada do conhecimento incentivam a evolução contínua de alunos e docentes, além de promover o intercâmbio de experiência entre os profissionais que compõe o SENAI. Também é uma forma da instituição melhorar continuamente a educação profissional oferecida.
O treinamento de Alef Scholze e seu estágio no SENAI têm ajudado o jovem a desenvolver suas habilidades em fresagem por comando numérico computadorizado (CNC). "No início, ele só fazia peças simples. Agora já consegue fazer complexas, que exigem domínio de softwares específicos. E na parte de desenho, ele tem um domínio que é raro ver em alunos da idade dele", explica o professor Carlos Marcelo Ribeiro da Silva, um dos treinadores de Alef. A dedicação do aluno chama a atenção de quem frequenta a unidade do SENAI: não é raro ver o jovem treinando até além das 22 horas e nos finais de semana. Com problemas de saúde na família, o jovem também utiliza sua remuneração como estagiário para ajudar nas contas.
Outro que aprimorou suas competências profissionais com os cursos do SENAI e com a preparação para a Olimpíada do Conhecimento é Giliandro Jose Zomer, que compete na modalidade de marcenaria. Ele, que desde bem jovem atua no ambiente de fabricação de móveis, resolveu fazer o curso de aprendizagem Industrial de Marceneiro e depois o curso técnico em Design de Móveis. Hoje, atuando como colaborador no Laboratório de Madeira e Mobiliário e também na empresa pedagógica (que funciona como uma mini-fábrica), ele tem instrução frequente de seus professores. "Melhorei muito a leitura de desenho técnico e aprendi a dimensionar corretamente. E agora, lidando com máquinas a todo momento, estou sempre conseguindo me aprimorar ainda mais", conta o competidor.
Conheça os representantes de São Bento do Sul
Fresagem CNC - Alef Scholze
Tornearia Mecânica - Diogo Ruda
Eletricidade Predial - Sidnei Avelino da Silva Júnior
Eletricidade Industrial - William Antunes Bernardes
Mecânica Geral - Ajustagem Jorge Paulo Kollross
Marcenaria - Giliandro Jose Zomer