Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Encontremos a verdadeira identidade de Jesus

Quinta, 05 de agosto de 2021

 

“Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’” (Mateus 16,15-16).

 

A pergunta de Jesus aos Seus discípulos: “Quem eu sou para vocês?”, “Quem eu represento?”, “O que é que vocês estão vendo em mim?”. É uma pergunta latente para todos nós. Precisamos saber quem é Jesus, pois nós nos relacionamos com Ele, falamos com Ele, proclamamos o senhorio d’Ele.

E quem é Jesus? Quem é Jesus para você? Quem é Jesus na sua vida? Essa pergunta tem que ser respondida a cada dia. E aqui não é uma resposta teórica, não é uma fórmula pronta ou respondida, mas é uma resposta, primeiro, afetiva, que vem lá do fundo da alma e do coração daquele que, verdadeiramente, se relaciona com Jesus e descobriu, encontrou a identidade d’Ele.

Se não nos identificarmos com Jesus, teremos com Ele um relacionamento superficial, e relacionamento superficial infelizmente não produz frutos ou produz frutos superficiais. Por isso vinham muitas respostas: “Alguns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias, outros dizem que é uns dos profetas”. A sociedade em que vivemos também dá muitas respostas confusas a respeito de Jesus, os próprios seguidores d’Ele, muitas vezes, não sabem quem é Jesus, não conhecem a verdadeira identidade d’Ele.

Simão Pedro respondeu do fundo da sua alma, ele reconheceu quem era Jesus, ele reconheceu que Jesus era o Messias, o Filho de Deus e, nesta felicidade da resposta de Simão, a felicidade da resposta da identidade de quem era, Jesus deu a ele a primazia entre os apóstolos: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro”. 

Os próprios seguidores de Jesus, muitas vezes, não conhecem a verdadeira identidade d’Ele

É sobre a proclamação de fé de Pedro que a Igreja nasce, é sobre essa verdade fundamental, mas deixe-me dizer: Pedro reconhece quem é Jesus, mas ele ainda não tem a sabedoria para reconhecer plenamente a identidade de Jesus.

Quando Jesus diz a eles que o Messias vai sofrer da parte dos homens, os sumos sacerdotes, mas depois vai ressuscitar. Pedro, o mesmo que foi feliz, vai ser muito infeliz porque ele vai repreender Jesus, porque ele não quer aceitar a humanidade sofredora de Jesus.

A infelicidade nossa que queremos Jesus como Senhor, como Messias, como nosso Deus, mas não queremos assumir a nossa humanidade, não queremos assumir a cruz de cada dia, não queremos assumir o sofrimento, não queremos assumir nossas fragilidades, não queremos assumir a morte.

Jesus repreende: “Vai para longe de mim, Satanás!”. Esses pensamentos não são de Deus, são dos homens e seja repreendido todo pensamento mundano que, muitas vezes, tomam conta de nós que não queremos assumir a cruz de cada dia, não queremos abraçar o sofrimento. Queremos viver apenas o engano, a ilusão da prosperidade tão propagada, mas não queremos assumir o Evangelho da cruz e vai para longe da Igreja, vai para longe de nós todo pensamento que nos afasta do Cristo crucificado.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

Sacerdote da Comunidade Canção Nova



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA