Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Esporte e formação profissional auxiliam jovem a superar barreiras da deficiência visual

Quinta, 21 de julho de 2011

 

Aos 17 anos, Luan Martins, estudante do SENAI de São Miguel do Oeste, se prepara para os disputar o judô nos Jogos Escolares Paradesportivos Brasileiros

Florianópolis - Luan Martins, 17 anos, como grande parte dos adolescentes de sua idade é um apaixonado por jogos de computador. Seus desafios extrapolam as jogadas e, com alguns amigos, já pensa em criar os próprios games. Ele quer ser programador de computador e desenvolvedor de jogos e, para isso, estuda informática. Com baixa visão (precisa de óculos de 12 e 13 graus), Luan enfrenta maiores obstáculos e a educação profissional é um meio para ampliar sua inserção social. Outro caminho é o esporte, que em agosto o levará a São Paulo, para a disputa dos Jogos Escolares Paradesportivos Brasileiros, nos quais representará Santa Catarina na modalidade de judô.

Esta será a primeira grande competição de Luan, que pratica judô há cinco anos. "É uma atividade mais fácil para fazer, mesmo sem enxergar seu oponente, e ajuda a desenvolver sua condição física". Ele lembra que ficou cativado. "Pesquisei sobre várias artes marciais e acabei gostando da ideologia do judô, que é apenas defesa pessoal, respeito ao oponente, não é só força, mas também saber o que está fazendo durante o golpe".

Estudante do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional do SENAI em São Miguel do Oeste, Luan tem se desdobrado para obter a melhor preparação. Como as aulas são em período integral - pela manhã faz o ensino médio e à tarde o curso técnico -, Luan faz a preparação em horários alternativos. Ele conta com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Oeste e da academia Performance.

A conquista de medalhas ou de competências profissionais são desafios que Luan quer superar para se integrar por completo à sociedade. "Eu vejo como se fosse só mais uma etapa para superar os obstáculos no nosso caminho e temos que passar por eles e conseguir o melhor".

A discriminação é o grande obstáculo das pessoas com deficiência, no entendimento do jovem. Mas o preconceito não se revela apenas em manifestações pejorativas ou ofensivas. "Não é só quando falam mal que as pessoas sentem-se mal, mas quando não conseguem fazer o que desejam. Não poder fazer o que os outros fazem, para muitos é a pior forma de deficiência". Ele cita como exemplos as barreiras para a locomoção, falta de rampas ou portas de vidro sem uma sinalização adequada.

Sobre o Ensino Médio do SENAI

O ensino médio articulado com educação profissional do SENAI prevê a articulação de conteúdos de educação propedêutica com a formação técnica - por exemplo, na mesma época em que estudam programação nas aulas de informática, os alunos desenvolvem conteúdos de lógica nas aulas de matemática. Assim, uma formação complementa a outra e o aprendizado é consolidado. Como realizam dois cursos simultaneamente, os alunos saem aptos a prosseguir na formação superior e em prontos para ingressar no mercado de trabalho, já com uma capacitação de nível técnico.

No primeiro ano do ensino médio, quando ainda não podem realizar o curso técnico, os alunos participam das disciplinas regulares do ensino médio num período e no outro podem frequentar disciplinas de iniciação profissional. Nesse período, além de ter um primeiro contato com o mundo do trabalho, os jovens têm a oportunidade de conhecer melhor as opções de carreira e escolher que curso técnico fazer. Os estudantes também podem utilizar o portal VestibaNet, ferramenta online, pela qual são oferecidos conteúdos e exercícios específicos para o vestibular, com acompanhamento de professores.

A proposta pedagógica é oferecida em 14 cidades - Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Joinville, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA