Neste dia 20 de abril, será lançada no Brasil a Década da Ciência Oceânica ou Década do Oceano (2021 a 2030), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um movimento global para despertar a consciência sobre a importância do ambiente marinho-costeiro.
O objetivo principal é unir esforços de todos os setores da sociedade para reverter o ciclo de declínio da saúde do oceano e criar melhores condições para concretizar o desenvolvimento sustentável.
O Brasil está construindo o Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2020, uma série de debates realizados ao longo do 2o semestre deu origem ao documento orientador que ajudará a planejar ações a favor do ecossistema marinho-costeiro para serem executadas no Brasil durante o período de 2021 a 2030.
Caso seu veículo esteja fazendo matéria sobre o assunto, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza - RECN coloca à disposição para entrevistas os especialistas:
EMERSON OLIVEIRA, gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário;
JANAÍNA BUMBEER, oceanógrafa e analista de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
RONALDO CHRSTOFOLETTI, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Grupo Assessor de Comunicação para a Década do Oceano da UNESCO.
ALEXANDER TURRA, professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Sobre a Rede de Especialistas
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
Informações para a imprensa
Tamer Comunicação
Giovanna Leopoldi – 11 3031-2388 - ramal 247 – 11 96312-2030 (giovanna@tamer.com.br)
Luciano Fontes – 11 3031-2388 - ramal 225 – 11 98259-7250 (luciano.fontes@tamer.com.br)
Direção de Núcleo:
Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 - ramal 238 – 11 998495628 (anaclaudia@tamer.com.br)