“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (João 20,22-23).
Celebramos o segundo domingo da Páscoa, e, neste domingo, celebramos a Misericórdia de Deus por excelência. Jesus, o Ressuscitado, dá-nos a paz, e o grande dom e fruto da paz no nosso coração é o perdão dos nossos pecados.
Precisamos entender a dimensão profunda do que significa ser perdoado, porque se entendêssemos melhor o que significa perdão, procuraríamos vivê-lo, buscá-lo, e assim perdoaríamos uns aos outros.
Não entendemos aquilo que o pecado causa em nós, ou seja, um profundo estrago, pois ele quebra, dentro de nós, aquilo que é a nossa dimensão humana mais linda, profunda e bela: ele vai nos tornando cada vez mais distantes daquela imagem original a qual Deus nos criou.
O pecado dilacerou a nossa imagem humana, e o único jeito de recuperar aquilo que ele estragou é por meio do perdão. Este traz-nos, novamente, a graça de restaurar o que está quebrado, perdido e dilacerado. O perdão liga aquilo que o pecado desligou, por isso necessitamos de mais dele.
O grande dom e fruto da paz no nosso coração é o perdão dos nossos pecados
Deus desceu à Terra e veio até nós para nos conceder Seu perdão. Estamos acostumados a dizer: “Eu errei. Perdoa-me!”, “Eu lhe perdoo”. O perdão resgata, restaura e levanta. Só um Deus profundamente misericordioso, um Deus cujo o nome é misericórdia, é capaz de perdoar-nos; e Ele não só nos perdoa como também nos resgata novamente daquilo que o pecado causou em nós.
Muitas vezes, buscamos o perdão de maneira superficial, e somos também superficiais em perdoar uns aos outros, porque não mergulhamos na dimensão profunda do perdão.
Quando conhecermos as nossas misérias, quando, de fato, mergulharmos naquilo que é a nossa verdadeira fragilidade humana, vamos entender o que é a misericórdia, vamos banhar-nos e lavar-nos na misericórdia de Deus.
É por isso que Jesus está, hoje, soprando Seu Espírito Santo sobre nós, porque só o Ele pode trazer o perdão para os nossos pecados. Quem tem o Espírito leva o perdão aos corações, quem não O tem retém o perdão, porque está retido. Então, se somos cheios do Paráclito, e Ele está em nós. Que sejamos tomados pela misericórdia de Deus, pelo Seu perdão, e então levemos ao mundo a misericórdia e o perdão que vem do coração do Pai.
Deus abençoe você!