Governador visita as instalações da Fundação Hospitalar
O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, juntamente com o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, estiveram nesta sexta-feira visitando as instalações da UTI Covid na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho. Eles foram recepcionados no local de pouso pelo prefeito Dr Caio Treml, pelo deputado estadual Ricardo Alba, secretário de Saúde municipal Rafael Schroeder e pelo médico Julyan Baum Vegini, diretor técnico do hospital.
Ao chegar ao hospital, a comitiva pode conhecer a estrutura da Fundação, bem como os leitos recém-inaugurados de UTI Covid. Logo após a visita técnica, o grupo se reuniu para deliberar assuntos pertinentes ao município, como a ampliação dos leitos no hospital.
A reunião foi mediada pelo secretário de Estado de Saúde, contando ainda com a presença do vice-prefeito Pablo Ribeiro, deputado estadual Silvio Dreveck, presidente da Câmara Arlindo André da Cruz, presidente do hospital Antonio Oliveira Gomes Filho, presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Kasten, diretor administrativo do hospital Claudio Marmentini e pelo tenente Cleverson Kalil, comandante da PM. “A presença do Governo do Estado como um todo é justamente para firmar essa parceria à varias mãos”, ressaltou André.
O governador citou a importância da colaboração da comunidade para o enfrentamento da pandemia. “Nosso sistema de saúde ainda resiste, mas precisamos conciliar todas as coisas, como o comprometimento social. É um momento em que a responsabilidade chama todos para que a gente dê nossa parcela de contribuição. A sociedade precisa entender que é uma doença da sociedade. Se tivermos um comportamento adequado, vamos conseguir equilibrar. Temos que acreditar na ciência e unirmos esforços. Esclarecer pra sociedade e não permitir que notícias falsas afastem as pessoas da vacinação”, ressaltou Moisés.
Além disso, o governador comentou sobre a ampliação dos leitos já disponíveis na cidade. “Temos a UTI funcionando aqui, mas a expectativa é que até semana que vem a gente consiga avançar com mais cinco leitos. A gente precisa entender a gravidade do problema e cada um fazer a sua parte. Tenho certeza que essa experiência dura nos deixará mais unidos”, pontuou.
Batalha árdua
O prefeito Dr Caio comentou sobre a difícil batalha em equilibrar as contas do hospital, há alguns anos, e da implementação da UTI. “Nosso hospital passou por muitas dificuldades. Estávamos com as contas bloqueadas, era um verdadeiro caos. Iniciamos uma gestão tributária muito forte e com a chegada de um grupo de empresários, conseguiram tirar o hospital do buraco em que se encontrava”, falou.
Caio também enalteceu a agilidade com que a estrutura da UTI foi montada, em menos de três semanas. “Planejamos e executamos um breve salto, mesmo levando três semanas para inaugurar os primeiros cinco leitos de UTI Covid. Para mim é o maior marco pra história da saúde do município de Rio Negrinho. Agradeço mais uma vez ao deputado Alba, que nos ajudou a realizar esse sonho. Parabéns principalmente ao governador que hoje aqui está. Poucos governadores visitaram Rio Negrinho fora do período eleitoral”, frisou.
Permanência dos leitos
Caio também fez um apelo ao governo do Estado, para que os leitos disponibilizados possam seguir no município após o fim da pandemia. “Trabalho há 10 anos nesse hospital e sei bem o que precisamos. Essa UTI é um sonho particular meu, mas também de todos os munícipes de Rio Negrinho. É uma conquista para toda região e não queremos, senhor governador e secretário, que acabe em um momento. Queremos depois continuar com uma UTI geral”, disse. “Precisamos mostrar ao povo que dinheiro público é coisa séria. Essa UTI não pode e não vai morrer! O que tiver ao nosso alcance, com certeza iremos fazer”, completou o prefeito.
Para Alba, o alinhamento com o prefeito Caio foi crucial para a instalação dos leitos na cidade. “Assim que o prefeito Caio nos passou a necessidade do hospital, na mesma hora, não no dia seguinte, liguei pra secretária do André e ela prontamente atendeu o município de Rio Negrinho. Compreendi imediatamente a necessidade e ela foi prontamente atendida pela secretaria de Saúde do Estado. Quero parabenizar o prefeito Caio, um jovem médico desse hospital, que tem a oportunidade hoje, na prefeitura de Rio Negrinho, de fazer diferente e mostrar que muito mais pode ser feito pela cidade”, enfatizou.
Apoio da comunidade
Claudio Marmentini também agradeceu a visita do governador, falando sobre o desafio enfrentado pela gestão hospitalar. “Para nós foi um desafio implementar essa UTI em menos de três semanas. Estamos trabalhando também para incrementar os próximos cinco leitos, com promessa de que no inicio do mês estaremos com as bombas de infusão em comodato, buscando os respiradores e monitores para colocar os leitos em funcionamento”, disse. “Sabemos que o nosso hospital não está no patamar que os outros hospitais da região. Isso é aquilo que mais buscamos. A UTI há muito é um sonho, conseguimos agora dar o primeiro passo. A população confia no nosso hospital, sabem que vamos mudar de patamar em breve”, completou Antonio Gomes.