CARTA À IMPRENSA - PEDIDO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 2021
Estimados,
Considerando o papel fundamental que a imprensa desempenha na comunicação com as comunidades que almejamos alcançar, vimos sensibilizá-los a nos ajudar a divulgar um projeto de ação social sem fins lucrativos e que muito tem a acrescentar à sociedade. Acreditamos que, especialmente nesse período pandêmico que estamos vivendo, permeado por percalços financeiros no interior de tantas famílias, trazer uma iniciativa como essa à luz da sociedade ajudaria a reacender um pouco de esperança em todos nós. Desse modo, queremos apresentar brevemente o Cursinho Popular Pré-Vestibular Jeaninne Aboulafia (CUJA), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Somos um cursinho popular gratuito que visa auxiliar os egressos do ensino médio de escolas públicas e/ou pertencentes a classes sociais menos favorecidas a se prepararem para os vestibulares e chegarem ao ensino superior.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é destaque no ensino e na pesquisa, o que é comprovado por rankings nacionais, como no RUF/Folha de S. Paulo, e internacionais, como o Times Higher Education (THE). E é desse meio de excelência que vêm todos os membros voluntários do CUJA. Somos professores, plantonistas, corretores de redação, coordenadores, diretores e secretários trabalhando unidos em prol de um ensino de excelência e visando diminuir as desigualdades na educação. Nosso principal objetivo é promover a inserção social dos nossos alunos, muitos deles que carregam defasagens em seu aprendizado, mas além disso, procuramos transformar vidas e realizar sonhos. Acreditamos que temos conseguido cumprir esse objetivo. Em nossa página do Instagram (@cuja.unifesp), há diversas mensagens e depoimentos de alunos e ex-alunos que tiveram suas vidas transformadas. Muitos desses alunos não deixam as salas do CUJA mesmo após a aprovação: no último ano, tivemos pelo menos quatro ex-alunos do CUJA que, após a aprovação na UNIFESP, se tornaram diretores e professores do CUJA. Sem dúvida, paixão pelo projeto é algo que não falta em nossa equipe.
Nosso cursinho popular completa 20 anos em 2021 e cresce mais a cada ano. No ano passado, tivemos 86 membros voluntários, selecionados através de um rigoroso processo seletivo que avalia os seus conhecimentos e didática por meio de uma prova de seleção e aula teste. Além disso, graças a mobilização de boa parte da imprensa em prol da divulgação deste projeto, conseguimos 1143 inscritos para o processo seletivo 2020. Dentre estes, foram selecionados 235 alunos por meio de avaliação socioeconômica e de uma prova de conhecimentos gerais do ensino médio.
Neste ano, nosso processo seletivo conta com a oferta de 235 vagas, sendo 4% delas destinadas a pessoas trans e 10% a pessoas indígenas. A seleção se dará primordialmente por uma avaliação socioeconômica (que conta como 70% da nota de seleção) e pela nota de um vestibular à escolha do aluno. Diante das incertezas frente à atual situação de emergência sanitária por conta da pandemia da COVID-19, provavelmente seguiremos, durante o ano todo, com o modelo de ensino remoto, que pudemos já experienciar pela maior parte do último ano letivo. Nosso material é físico e fornecido gratuitamente aos alunos pela parceria com o cursinho ETAPA desde 2019.
Acreditamos que ações de cursinhos populares como o CUJA podem ajudar a democratizar o acesso à educação e à ciência. Gostaríamos de solicitar, por gentileza, a possibilidade de divulgação do nosso processo seletivo, que tem inscrições abertas até dia 31/03/2021. Também estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas e para possíveis entrevistas com os membros e ex-alunos do CUJA a fim de contar suas histórias e, assim, poder inspirar outras pessoas a conquistarem seus sonhos. Caso se interessem e queiram obter mais informações, por favor, entrem em contato com contato@cujaunifesp.com ou acessem nosso site www.cujaunifesp.com e redes sociais.