Comunicado |
A ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, entidade cujas associadas representam 80% do processamento de alimentos e bebidas no Brasil e representante de setor responsável por 1,68 milhão de empregos diretos, vem a público reiterar a necessidade de que seja garantida a manutenção do funcionamento das indústrias de alimentos, bebidas e insumos necessários à produção, centros de distribuição (armazéns), circulação de veículos de transporte de produtos e colaboradores, assim como os pontos de venda, em eventuais lockdowns promovidos por estados e municípios do País.
As atividades de produção, distribuição e transporte de alimentos, bebidas e dos insumos necessários à sua produção são consideradas essenciais desde a primeira edição do Decreto Federal nº 10.282/20. Qualquer interrupção no funcionamento das fábricas, por exemplo, ainda que parcial, traria efeitos negativos não só para a produção, mas também para o armazenamento de matérias-primas perecíveis.
Fechar os supermercados coloca ainda mais obstáculos para o necessário isolamento social, já que uma parcela considerável da população tem dificuldades em realizar pedidos por delivery; e uma parcela ainda maior sequer possui recursos financeiros para estocar itens de primeira necessidade por um longo período, conforme manifestação da APAS – Associação Paulista de Supermercados.
A ABIA reitera a importância da manutenção das atividades das indústrias de alimentos e bebidas para que não haja risco de desabastecimento ou de desperdício de alimentos, que podem gerar maiores prejuízos à população em isolamento. |