Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa são-bentense é destaque nacional

Quarta, 17 de fevereiro de 2021


Programa são-bentense é destaque nacional

O Programa Farmácia Viva e o Centro Municipal de Práticas Integrativas estão novamente em destaque nacional. Desta vez, as ações desenvolvidas pelos programas em São Bento do Sul chamaram a atenção do Observatório Nacional de Práticas Integrativas (ObervaPics), uma rede de mapeamento da FioCruz sobre Práticas Integrativas nos serviços públicos de saúde.

Durante dois dias (segunda e terça-feira, dias 15 e 16), o pesquisador da FioCruz, Pedro Carlessi, esteve no município para conhecer os serviços prestados em fitoterapia e práticas integrativas. "Através do ObservaPICS da Fiocruz fizemos um mapeamento de serviços públicos de fitoterapia do território nacional em seus diferentes arranjos tecnológicos e o trabalho realizado em São Bento do Sul, por meio do Farmácia Viva e CEMPICS, chamou a atenção por ser um serviço de baixo custo para implementação e que agrega à rede de saúde um serviço farmacêutico baseado no cuidado e na autonomia. Com isso, viemos para o município conhecer o programa", contou.

Pedro conta que, além de receber todas as informações das atividades desenvolvidas em São Bento pela farmacêutica responsável pelo Farmácia Viva e pelo CEMPICS, Ana Carla Koetz Prade, uma visita à propriedade rural  também foi realizada. "Visitei um propriedade do PSA, onde tem plantio de espinheira santa, utilizada para tratamentos fitoterápicos. Também conheci a Unidade Básica de Saúde Rio Vermelho Estação e acompanhei o trabalho da enfermeira Erica Flos no tratamento de feridas com acupuntura e fitoterapia e ainda registrei os procedimentos realizados pela Ervanaria Municipal do Farmácia Viva", comentou.

Com as informações coletadas pelo pesquisador durante as visitas, documentos serão elaborados e colocados à disposição de municípios do Brasil que queiram implantar a ação. O conteúdo ficará disponível no site do Observatório Nacional de Práticas Integrativas (ObervaPics), pelo link http://observapics.fiocruz.br/

"A visita da FioCruz reflete um caminho sólido de trabalho que vem sendo realizado em São Bento do Sul e que está sendo projetado e reconhecido nacionalmente", disse a farmacêutica responsável pelo Farmácia Viva e pelo CEMPICS, Ana Carla Koetz Prade.

No gabinete – No final da tarde de terça-feira (16), o pesquisador da FioCruz, Pedro Carlessi, foi recebido pelo prefeito Antonio Tomazini. Acompanharam o encontro a secretária de Saúde, Carmen Binotto, a farmacêutica responsável pelo Farmácia Viva e pelo CEMPICS, Ana Carla Koetz Prade, e a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ildemara dos Santos Garcia.

Atendimento – Localizado ao lado do ESF 3, no bairro Centenário, o Centro Municipal de Práticas Integrativas oferece gratuitamente atendimento com fitoterapia, florais de Bach, Reiki, auriculoterapia, ventosas, moxabustão, aromaterapia e reflexologia. As práticas coletivas de meditação e arteterapia estão temporariamente suspensas devido ao Coronavírus.

Para usufruir dos serviços oferecidos pelo CEMPICS é necessário o agendamento através do WhatsApp 991931-278.

A estrutura conta ainda com local para secagem e armazenamento de plantas medicinais que são trabalhadas no município através do Programa Farmácia Viva.

Implantado desde 2017, o programa utiliza as plantas como tratamento alternativo na recuperação da saúde, além da conscientização para preservação do Meio Ambiente. A distribuição à população ocorre após consulta de fitoterapia ou prescrição.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA