Procon orienta consumidores sobre como evitar fraudes
O Procon de São Bento do Sul está atendendo apenas por agendamento. Para isso, o consumidor deverá ligar nos telefones 3634-1001, 3635-1577 e 151, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta, inclusive no horário do almoço, para marcar seu horário. O Procon fica localizado no prédio da rodoviária de São Bento do Sul, na Rua Wenzel Kahlhofer.
Segundo o diretor do Procon, Alisson do Prado, o agendamento se faz necessário por conta da pandemia, mas, mesmo após os atendimentos serem liberados normalmente, este sistema deverá continuar. “Percebemos que este sistema dá certa privacidade ao consumidor e, ainda, conseguimos orientar e passar informações neste pré-atendimento por telefone”, comentou.
Alisson informa ainda que, com a data marcada para atendimento, o consumidor deverá levar consigo os documentos pessoais e o cupom ou nota fiscal ou contrato e faturas para formalizar o processo.
Um dos pontos destacados pelo diretor é o aumento de reclamações de consumidores sobre empréstimos liberados sem a devida autorização do beneficiário e golpes aplicados por telefone. “Uma dica importante que podemos repassar é que as pessoas optem, ao contratar por serviços, em empresas que possuem sede local”, disse.
Outra dica é que os consumidores já podem se inscrever no cadastro nacional “Não me Perturbe”, para deixar de receber ligações indesejadas feitas pelos prestadores de serviços de telecomunicações. O site é o www.naomeperturbe.com.br
Há ainda, para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a opção de bloquear descontos de mensalidades vindas de associações e sindicatos. Atualmente, é bastante comum encontrar associações que descontam diretamente do pagamento do beneficiário. Também é comum que esses aposentados ou pensionistas autorizem esse desconto, mas que, após pensarem um pouco, acabam arrependidos da decisão.
A novidade é que o bloqueio dessas cobranças indevidas pode ser feito apenas acessando o Meu INSS, uma central de atendimento criada para que segurados possam consultar seu benefício, permitindo a possibilidade de bloquear esses débitos.
Para que isso seja possível, é necessário seguir alguns passos. Em primeiro lugar, antes de identificar a cobrança e bloqueá-la, é necessário realizar um cadastro e senha no Meu INSS. Isso pode ser feito diretamente pelo aplicativo – disponível para Android e iOS – ou pelo site meu.inss.gov.br
Com o cadastro e senha inseridos, o beneficiário terá acesso a vários serviços. Basta escolher “Extrato de Pagamento”. A tela seguinte irá exibir se há valores que são descontados do benefício do INSS. Caso o valor seja de alguma associação, o site exibirá o nome da instituição que realiza o desconto e o número do contrato. É importante anotar essa informação para realizar a suspensão.
Para fazer o bloqueio, basta voltar à tela inicial do Meu INSS e escolher a opção “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, o beneficiário deverá selecionar “Atualização para a Manutenção do Benefício e Outros Serviços”. Role a página até “Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”.
Na tela seguinte, basta informar o número do benefício, escolher se há ou não um procurador legal, destacar qual entidade você quer interromper a cobrança e, por último, inserir o número do contrato que será bloqueado. Por fim, só clicar em “Avançar” e confirmar a solicitação. “O Procon de São Bento do Sul está à disposição dos consumidores para qualquer auxílio”, comentou Alisson.