São Bento - No dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, completa 21 anos de atuação. Esse estatuto foi criado pela Lei Nº. 8.069 de 13 de julho de 1990. Com a finalidade de auxiliar crianças e adolescentes na busca pelos seus direitos, e também deveres. Muitas crianças ainda sofrem nas mãos de pessoas mal intencionadas, mas isto geralmente só é sabido por quem trabalha no dia-a-dia com crianças e adolescentes completamente negligenciadas pelos seus responsáveis, abusadas sexualmente e que muitas vezes tinham que ficar caladas por medo de repressões.
Em São Bento do Sul o Conselho Tutelar busca fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente. O órgão visa a proteção da criança e do adolescente e faz de tudo para atender bem a população necessitada. Na formação do Conselho Tutelar estão cinco membros escolhidos democraticamente pela população.
Atualmente o Conselho Tutelar faz em média 360 atendimentos mensalmente o que em um ano corresponde a mais de 4.300 pessoas atendidas. Os conselheiros trabalham em regime de plantão, ou seja, 24 horas por dia existe algum conselheiro para atender a população.
Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, o Conselho Tutelar realizou de janeiro a maio 461 neste ano, e 481 no ano passado. Já os atendimentos realizados em 2011 cresceram consideravelmente, passaram de 982 a 1453. O plantão foi de 589 ano passado e 556 em 2011. As denúncias tiveram uma queda, de janeiro a maio do ano passado foram realizadas 714 denúncias, contra apenas 477 feitas neste ano. E por fim os encaminhamentos, em 2010 foram 419, e neste ano foram realizados 535. No total de atendimentos os números ficam em 3.185 para o ano passado e 3.482 em 2011.
Os conselheiros ainda agradecem a toda a população que tem auxiliado na realização deste trabalho tão importante para a comunidade. Certamente tudo que for feito em prol das crianças e adolescentes será revertido em um mundo melhor para todos.