Turistas que andavam pela praia Grande, em São Francisco do Sul, encontraram na manhã desta terça-feira um pinguim na areia, que aparentemente descansava de uma longa viagem. Poucos minutos depois, por volta das 9h30, outro animal foi achado na praia da Saudade. A dupla foi devolvida ao mar no final da manhã.
Os bombeiros foram chamados para resgatar os pequenos visitantes, que, apesar de aparentarem exaustão e estarem sujos de óleo, não estava doentes ou feridos.
— Eu levei-os até a sede dos bombeiros, dei um bom banho para tirar o óleo e os alimentamos com sardinhas. Como eles aparentavam estar bem, devolvemos os pinguins ao mar — comentou o chefe de guarnição dos bombeiros de Ubatuba/ São Francisco, Geovane Santos.
De acordo com a Polícia Ambiental de Joinville, este é o procedimento correto a ser feito.
— Se na primeira avaliação, os bombeiros ou a polícia não identificarem sintomas de doença no animal, ele pode ser liberado de volta ao mar — explicou o soldado Raulino de Júnior.
É imprescindível que o morador ou turista que avistar um pinguim ou até mesmo um leão marinho, chame os bombeiros pelo 193 ou a polícia, através do 190. Somente em São Francisco do Sul, desde junho, já foram avistados e recolhidos 25 pinguins. Nenhum deles morreu.
A chegada dos animais ao litoral de Santa Catarina é comum nesta época do ano. Segundo os bombeiros, os grupos passam pela região, trazidos por correntes marítimas do Polo Antártico.