São Bento - Nas próximas semanas em São Bento do Sul acontece a implantação e modernização das feiras livres. Com o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Agricultura, no programa Valorizando o Campo, do Governo Federal, muitos trabalhadores rurais terão espaço amplo, moderno e organizado para comercializar seus produtos.
O projeto conta com investimento de R$ 234.862,00, recursos oriundo do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Sessenta novas barracas serão disponibilizadas aos agricultores cadastrados no programa. “Já recebemos todos os materiais necessários e dentro de algumas semanas o município terá seis feiras, atendendo os bairros do Centro, Centenário, Serra Alta, Oxford, Cruzeiro e outra ainda na antiga Móveis Leopoldo”, relata o coordenador do projeto Teddy Miranda.
Miranda explica que ainda é possível fazer o cadastro para receber os materiais e passar a oferecer seus produtos nas feiras. “O cadastro pode ser feito por aqueles que quiserem comercializar verduras, peixe, conservas, pães e massas, artesanato, embutidos (frios) e lanches que será uma barraca por feira”, anuncia.
Cada feirante receberá uma barraca tipo pantográfica de montagem rápida medindo 14 metros quadrados, além de fruteira, suporte para balcão, caixa térmica, cestos expositores, avental, luvas e toucas descartáveis, caixas plásticas e lixeira de 60 litros, conforme a necessidade de cada comerciante. Nas feiras serão disponibilizados para uso conjunto, balança eletrônica, mesa inox, seladora de filme PVC para bandeja isopor, carrinho para transporte, lixeira para coleta seletiva e banheiro químico.
Cursos para feirantes
O projeto conta ainda com a capacitação dos feirantes, com aulas práticas e teóricas. Para isso estão abertas as inscrições para o curso de Administração Rural – Controlar e Lucrar e de Manejo adequado da Produção. A participação nos treinamentos não está limitada somente para os feirantes, sendo possível a participação de demais interessados. As inscrições para os cursos e cadastro de feirantes podem ser feitas através do telefone 3635-5298, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Os treinamentos tem como objetivos aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos, instigar o uso de novas técnicas visando aumentar a produção, melhorar a qualidade, demonstrar a importância dos produtos orgânicos para o consumo e principalmente estimular o agricultor familiar a calcular seu próprio custo, ter um maior conhecimento sobre leis, normas e exigências sanitárias. Em agosto, o projeto prevê ainda a realização do curso Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável.
Tema: Administração Rural – Controlar e Lucrar
Início: 21 de julho
Horários: 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
Local: Departamento de Turismo (antiga Câmara de Vereadores)
Tema: Manejo adequado da Produção
Início: 22 de julho
Horários: 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
Local: Departamento de Turismo (antiga Câmara de Vereadores)