|
15:04 (há 1 hora)
|
|||
|
Mobilização para frear o aumento do IPTU
Desde o anúncio feito pela Fundação Getúlio Vargas sobre o percentual de reajuste do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que em dezembro fechou em 23,14%, o prefeito Antonio Tomazini tem mantido contato com sua equipe para encontrar alternativas e não aplicar esta correção ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em São Bento do Sul. Como o tributo municipal e outras taxas são reajustadas pelo IGP-M, a Prefeitura teria que aplicá-lo em seus cálculos.
No entanto, Tomazini acredita ser um momento conturbado da economia brasileira e não considera justo tamanho aumento nos impostos. Por isso, além de reuniões com a equipe, o prefeito já conversou com a Câmara de Vereadores para que, em conjunto, tanto Executivo quanto Legislativo assinem um projeto de lei alterando o indexador, deixando de utilizar o IGP-M em São Bento do Sul, passando para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual ainda não foi divulgado, mas está na faixa de 4,38%.
Para que o novo indexador possa ser utilizado no cálculo dos reajustes dos tributos municipais, um projeto de lei foi enviado para a Câmara de Vereadores e será apresentado e votado em sessão extraordinária nesta quinta-feira (7). "Agradeço à presidente da Câmara e aos demais vereadores por entenderem que este reajuste de mais de 23% seria algo inviável para nossa população neste momento, e mudar para o IPCA é a melhor alternativa", destaca Tomazini.
Outro ponto destacado pelo prefeito é a parceria com a Câmara de Vereadores, pois graças a isso um projeto desta importância poderá ser votado em pouco tempo. “Esse trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara de Vereadores é muito importante para o bem da população. Como presidente, bem como os demais vereadores, estamos à disposição para analisar e conversar sobre os projetos aqui apresentados”, disse a presidente da Câmara de Vereadores, Carla Hofmann.
Tomazini ainda cita o trabalho da equipe jurídica e do Departamento de Tributação da Prefeitura, por analisarem o caso com rapidez para a mudança do indicador para cálculo dos tributos municipais.