Fundação Pró-Rim completa 33 anos de serviços aos pacientes renais
Em meio a pandemia, a instituição celebra o aniversário mantendo a qualidade e a segurança no tratamento aos pacientes renais.
Nesta terça-feira (22/12), a Fundação Pró-Rim completa 33 anos. São anos de serviços prestados à sociedade, zelando pela dignidade, qualidade e segurança dos pacientes, aspectos que ficaram ainda mais evidentes neste ano de pandemia. O compromisso da instituição de “Salvar Vidas” se fez presente em todos os momentos de 2020.
“Proporcionar um tratamento renal, digno e humanizado em meio a Covid-19 tem sido um grande desafio. Com o comprometimento e profissionalismo de nossas equipes, intensificamos os cuidados e mantivemos o tratamento de forma segura para nossos pacientes e colaboradores. Foi um ano desafiador, mas também de grande aprendizado para a instituição, assim como para toda humanidade”, comenta o Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Reconhecimento nos serviços
A dedicação das equipes foi reconhecida por meio da recertificação internacional Qmentum, concretizada no mês de novembro deste ano. “A recertificação Internacional é o símbolo da excelência do tratamento realizado por uma equipe que se dedica integralmente aos pacientes renais, com amor e competência técnica. Estar acreditada e manter-se dentro destes padrões faz da Pró-Rim uma referência em nefrologia”, assegura Dr. Marcos.
A Fundação Pró-Rim foi a primeira instituição de nefrologia, fora de um ambiente hospitalar, no mundo a alcançar a qualificação na metodologia da Accreditation Canada International no ano de 2017, e agora, a primeira entidade a receber a certificação de forma digital em 2020, em virtude da pandemia.
Para o Presidente, é um momento especial de celebrar esta conquista. “Representa que buscamos as melhores práticas na área de saúde, voltadas ao paciente, aplicando, qualidade na atenção, tratamento humanizado e diferenciado, realizado acima de tudo com segurança”, complementa o Presidente.
Crescimento para atender os pacientes renais
O sonho de fazer um tratamento diferenciado para os pacientes que apresentam doenças renais crônicas, bem como a comprovação das dificuldades existentes na saúde pública, fez com os dois médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho se mobilizassem para mudar esse cenário. Em 22 de dezembro de 1987 é criada a Fundação Pró-Rim.
Aos poucos, novas unidades da instituição foram criadas no estado de Santa Catarina para atender a demanda de pacientes renais, nos municípios de São Bento do Sul e Balneário Camboriú. Há mais de 15 anos, a instituição também presta seus serviços para o estado do Tocantins, tendo clínicas na capital Palmas e na cidade de Gurupi.
Atualmente, a instituição atende mais de 720 pacientes renais crônicos no tratamento de hemodiálise em suas cinco unidades. Em Santa Catarina, as clínicas da Pró-Rim recebem pacientes de 15 cidades e em Tocantins são mais de 50 municípios credenciados para o tratamento.
Além do tratamento de hemodiálise, a instituição é referência em transplante renal. Neste ano, a Pró-Rim alcançou a marca de 1.800 transplantes realizados nos 33 anos da instituição. Apesar das dificuldades em realizar os procedimentos cirúrgicos na pandemia, em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville (SC), a equipe da Pró-Rim efetuou, até a presente data, 54 transplantes ao longo do ano de 2020. O impacto na inviabilidade dos transplantes veio em decorrência da alta ocupação das UTI’s e mobilização de todos os esforços e recursos hospitalares para atendimento dos casos da Covid.
“Mais do que nunca, estamos cumprindo nosso propósito. Vamos celebrar os 33 anos da Pró-Rim com muita alegria e gratidão por tudo que já vivemos e construímos. Parabéns a todos que fazem parte desta história, aos profissionais que no dia a dia lutam para cumprir a nossa missão de ‘Salvar Vidas’, a comunidade que abraça a nossa causa e nos ajudam a manter o tratamento de milhares de pessoas”, concluiu o Presidente da Pró-Rim.