Propostas para melhorias na infraestrutura urbana e viária, apoio à educação, políticas ambientais, melhorias na saúde e nas creches, além de agilidade no atendimento da administração
pública são os principais temas das propostas apresentadas pelo Sindusmobil ao prefeito eleito, Antonio Tomazini, no final de tarde de 8 de dezembro. Os setores moveleiro e da construção civil
reúnem mais de 440 empresas e 9.000 trabalhadores.
O encontro aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, com a presença da diretoria da entidade e do vice-presidente regional da Fiesc -Federação das Indústrias, Arnaldo Huebl. “Preparamos sugestões, como contribuição ao plano de governo da nova gestão, voltadas ao fortalecimento da indústria, ao desenvolvimento da economia e da busca permanente por melhor qualidade de vida à população”, informou Fernando Hilgenstieler, presidente do Sindusmobil.
O prefeito eleito destacou que pretende realizar uma gestão compartilhada, ouvindo os empresários e os setores representantes da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que pretende se reunir periodicamente com as associações de moradores. “Paralelamente, queremos dar agilidade e mais qualidade ao serviço público para atender melhor o cidadão e as demandas da sociedade”, disse Tomazini.
A futura secretária de desenvolvimento econômico, por suavez, ressaltou a necessidade de digitalizar os processos internos para prestar um atendimento com maior rapidez e eficiência.
“Precisamos ainda conhecer as demandas do mercado para construir projetos e realizar parcerias com a iniciativa privada, instituições e academia para promover o desenvolvimento de forma planejada”, salientou Andréa Tamanini.
PROPOSTAS
As sugestões apresentadas ao prefeito eleito reúnem, resumidamente, as questões:
- Educação: apoio a instituições de ensino, particularmente dos níveis técnico, superior e de especialização, para fazer avançar o sistema de ensino e garantir oportunidades reais de formação aos são-bentenses.
- Logística: revitalização de avenidas, continuidade na abertura da popular Transpão, melhorias em determinadas áreas onde o fluxo de veículos de grande porte é mais difícil devido à geografia da cidade e aperfeiçoamento no sistema viário em algumas áreas para melhor escoamento da produção e segurança de motoristas e pedestres.
- Rodovias: intervenção do poder público municipal junto ao governo estadual para a urgente manutenção da Serra Dona Francisca, bem como de melhorias no acesso da Avenida dos Imigrantes com a SC-418.
- Sustentabilidade: estudo de possibilidade de implantação de ações voltadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa de Embalagem com os resíduos podendo ser aproveitados na Usina de Processamento de Lixo do Samae.
- Ambiental: revisão das regras de afastamento de construção civil próximo de rios tubulados, buscando de forma responsável a viabilização de projetos novos, ampliações e desenvolvimento da construção civil e da indústria.
- Administração pública: implantação de processos digitais para busca e registro de documentos, bem como dar agilidade à análise e aprovação de projetos de construção civil.
- Saúde: implantação de melhorias no atendimento à assistência básica, através dos postos de saúde nos bairros de forma mais ampla e na futura UPA, além de uma parceria mais eficiente e próxima com o Hospital e Maternidade Sagrada Família.
- Creches: garantia de vagas nas creches municipais para trazer mais tranquilidade às famílias e possibilitar que mais membros de uma casa possam atuar no mercado de trabalho e ampliar a renda familiar.
- Móvel Brasil 2021: apoio à sua realização, ajudando a viabilizar o evento e contribuindo com o crescimento do setor moveleiro e da economia regional, considerando-se a intensa movimentação econômica provocada pela feira e pelos resultados na manutenção e geração de empregos e renda à sociedade e ao município.