Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Confesso que fiquei chocado com algumas colocações de pais de alunos da rede estadual de Educação, que pretendem entrar em juízo para o retorno das aulas para seus filhos, cujos professores estão em greve em Santa Catarina. Até aí vocês podem achar que sou baderneiro, defensor de paralisações, contra o governo. Não! Não é bem assim. O que me chocou foram os argumentos dos pais. Não vi preocupação com a educação, com a vontade de querer professores melhores para seus filhos e isso significa também que sejam pagos justamente. O que li é que os filhos estão ficando muito tempo em casa e isto está causando transtornos para as famílias. Famílias? Me perdoem, que famílias? Só pais verdadeiramente preocupados com a educação de seus filhos estariam solidários com os professores, participando das passeatas, ensinando cidadania aos seus filhos, respeito pelas leis e exigindo do governo o pagamento do que é justo e devido aos mestres que não se queixam de aturar os seus filhos e ainda levar desaforos para casa. São estes mestres que estão moldando o caráter, ensinando o básico para que se formem cidadãos de bem. São o alicerce para as futuras gerações de médicos, engenheiros, advogados e até políticos, quiçá, uma geração melhor e mais comprometida. São estes mestres que estão dando a educação que vocês, pais, terceirizaram. Tomem consciência que esta é uma das únicas greves legais e pelo cumprimento de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Com que moral o governo pode exigir obediência quando ele é o primeiro a descumprir a lei? Não estou vendo preocupação com a qualidade do ensino, com a recuperação dos dias parados. O que não pode faltar é o horário da academia, do lanche, dos salões de beleza - talvez a presença dos filhos em casa esteja atrapalhando. Já vi que realmente o que está faltando são horas de bancos escolares para muitos pais. Infelizmente. Não vejo ninguém dizer que falta dinheiro para a Assembleia Legislativa e outros Poderes fazerem verdadeiras farras e orgias com gratificações e penduricalhos. Até quando? Estamos vivendo na educação o que o Rio de Janeiro viveu nas favelas e agora tenta recuperar. Quero ver estes mesmos pais protestando contra o projeto de incorporação das gratificações de função e chefia, para os funcionários da Assembleia Legislativa, enquanto os professores saem às ruas para lutar por um piso de R$ 1.187,00. As escolas particulares, cada vez melhores, com professores motivados, instalações de primeira qualidade e conquistando mais espaço. É a vitória da competência - o diretor é escolhido por títulos e capacidade e não há ingerência política. O Estado cada vez se mostra mais ineficaz e ineficiente, mau gestor, e cercado por puxa-sacos que, se tivessem que vencer na iniciativa privada, por certo não se dariam bem.
****************************************************
Imbatível
A Baptista Veículos, de São Bento do Sul, venceu mais uma concorrência pública, entregando um veículo Ford Courrier para a prefeitura nesta semana. Além do bom atendimento de praxe, a Baptista tem se destacado pelo preço praticamente imbatível - o que tem sido comprovado na prática.
****************************************************
Alguém está brincando
"Também foi entregue ao governador a solicitação para que seja construída uma Unidade Prisional Avançada em São Bento do Sul, questão que Raimundo Colombo dizia desconhecer. Imediatamente ele ligou para a secretária Ada de Lucca e pediu encaminhamento à questão. ‘Inclusive colocamos três terrenos à disposição, que agora deverão ser analisados pelo Estado para ver se são compatíveis para a construção da UPA’, esclareceu Magno. Ainda na área de segurança foi tratada sobre a instalação de câmeras de segurança no município". O texto acima foi extraído de release enviado pela Assessoria de Imprensa da prefeitura. Tenho certeza que não bati a cabeça. Agora, a afirmação que o governador não sabia sobre o pedido da construção de uma UPA em São Bento Sul é brincar com coisa séria. Quando alertei a presidência da Acisbs, que fez leitura de rascunho de ofício que seria encaminhado para o secretário de Segurança - Cesar Grubba, que o mesmo não era mais responsável pela área, ainda afirmei que seria o mesmo que mandar lembranças para que não se conhece ou chorar em sepultura errada. Recomendei que o ofício fosse enviado para o "Papa", governador e não para o "coroinha". Parece que aqui as coisas não são mesmo levadas a sério. E os deputados que aqui vieram e falaram em UPA? E o Aguiar, que garantiu que o dinheiro já estava disponível? Bando de mentirosos e safados, vão brincar com a mãe de vocês.
****************************************************
Não duvido, porque acredito mais no Miranda
Li, pensei, repensei e decidi não me calar mais uma vez. Foi no cezarmiranda.com, a quem dou muito mais credibilidade do que em palavra de político. Fiquei estarrecido com as declarações do deputado Aguiar de que "colocaram palavras na boca do governador Colombo". Meudeus!!! Não é o livro do meu amigo Elvis Lozeiko. E eu que pensei que o governador tinha voz própria, autonomia, poder, segurança, discernimento. Duvidar do que ouviram o prefeito Magno Bollmann (outro em quem acredito), Luzardo Chaves (que estava presente, representando o jornal "A Gazeta"), Evandro Müller de Castro (Codesbs), Orlando Torinelli (CDL), Flávio Schuhmacher (não sei quem representava) e Adelino Denk (Acisbs)? Se estes todos mentiram, então retiro o Troféu Pinóquio do deputado e passo para todos eles publicamente. Aliás, é bom lembrar o deputado que ninguém está procurando "pai" para a criança da UPA, mas não dá para esquecer que quem iniciou o movimento foi a CDL de São Bento do Sul e uma campanha no jornal Evolução. Não é necessário pedir exame de DNA. Aliás, é até bom que o deputado assuma a paternidade, pois para isso foi eleito.
***************************************************
Lei é feita para ser cumprida
A discussão sobre indicações e permanências na Assessoria de Imprensa da SDR em Mafra tem uma explicação. Ninguém mais preparado que o professor, escritor, com doutorado na Espanha, escrevendo no Evolução há mais de 20 anos, vários livros publicados, para exercer a função, do que José Kormann. Só que esbarrou na lei estadual 15.460, de 12 de abril de 2011, de autoria do deputado estadual e jornalista Kennedy Nunes, que proíbe a contratação de profissional sem diploma de curso superior em Jornalismo para a função. Anteriormente até alguém já se disse convidado e ter recusado por acumulo de funções. Preferiu a justificativa à verdade. Não possuía o diploma. Embora saibamos que lei neste País é para algumas categorias de pessoas, principalmente as três "p", parece que alguma coisa começa a funcionar.
***************************************************
Pedradas do Pedroca
- "O Antonio Aguiar é um oportunista, lamentavelmente. Já falei isso a ele pessoalmente". Do prefeito Magno Bollmann.
- "Onde ele puder nos manchar, ele mancha". Do prefeito, sobre Flávio.
- Comenta-se que o secretário da Educação Martco Teballdi, está sumido porque aderiu à greve. Será?
- Pelas informações da imprensa e inclusive do próprio presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o deputado federal Mauro Mariani, que mudou seu domicílio eleitoral para Joinville, já teve sua pretensa candidatura rifada. A filiação de Udo Döhler não foi à toa. Seria o troco de Pinho pelo apoio de Mauro a Dário Berger. Bem dizem que vingança é um prato que se come frio.
- Já há quem afirme que Mauro Mariani, depois do fora em Joinville, poderá mudar seu domicílio para São Bento do Sul, onde seus investimentos crescem, e vir a disputar a prefeitura no próximo ano.
- Leitor do meu blog comenta que critiquei o PSD por já ter filiado inclusive defuntos. Quer dizer, um partido que já é nati-morto. Pior que o leitor quer um presidente "fantasma". Cruz credo.