Equipe de monitoramento do Covid relata dificuldade nos contatos com pacientes
Nesta quinta feira (26), após a divulgação do Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus em São Bento do Sul, onde mais 43 novos casos de covid-19 foram confirmados, e todos em isolamento domiciliar, a equipe de monitoramento de pacientes com síndrome gripal e com covid-19 registrou, até esta data, um total de 5.559 pacientes que já haviam passado pelo monitoramento.
Destes 5.559 pacientes, atualmente 1.028 seguem em monitoramento, sendo 850 pacientes com síndrome gripal e 178 pacientes com covid-19.
No mês de setembro a equipe de monitoramento já havia registrado a dificuldade de realizar contato com estes pacientes, realizando na época a divulgação para que todos estes pacientes mantivessem suas informações de cadastro atualizadas nas Unidades de Saúde, principalmente seus telefones para contato, pois é através deste que a equipe de monitoramento realiza o acompanhamento junto aos pacientes em isolamento domiciliar.
Passados três meses a situação ainda é considerada preocupante.
Segundo Tatyana Susin, profissional integrante da equipe de monitoramento, ainda são muitos os contatos que não são efetivados. "Hoje a equipe vem enfrentando mais um problema. Após efetuarmos o primeiro contato com o paciente, em muitos casos este não atende mais as ligações dos contatos seguintes. Isso é preocupante, pois se a equipe liga várias vezes, é porque realmente se faz necessário", disse Tatyana.
A equipe que atua no monitoramento reveza-se nas ligações telefônicas que são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo se estender em alguns casos.
São realizados diversos contatos com o paciente exatamente para acompanhar o quadro de saúde do mesmo e verificar se os sintomas da doença estão se agravando ou não.
Isolamento deve ser seguido
O isolamento monitorado é determinado ao paciente após consulta médica onde o médico avalia um conjunto de sinais que caracterizam a síndrome gripal (SG).
Nos casos em que este paciente conviva com mais pessoas em sua casa, moradores da mesma residência, todas as pessoas automaticamente são isoladas e recebem atestado médico quando necessário.
Já no que se refere às orientações, todas devem ser seguidas rigorosamente.
Se o isolamento monitorado é determinado, é justamente porque o médico avaliou o paciente e diagnosticou sintomas suspeitos da doença, daí a importância de seguir as orientações à risca. Estas orientações incluem obviamente não sair de casa, não circular por estabelecimentos comerciais, não manter contato pessoalmente com o público externo, pois há o risco de contágio.
Sobre a questão de ter a certeza se está ou não com o covid-19, os testes só são realizados seguindo uma série de critérios determinados pelo Governo do Estado.
O objetivo do teste neste estágio é identificar se o paciente está ou se já esteve com a doença, daí a importância do isolamento para prevenir possíveis contágios.