Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Reunião do Comitê de Crise COVID-19 – Leitos de UTI serão custeados pelo município

Quinta, 12 de novembro de 2020


Reunião do Comitê de Crise COVID-19 – Leitos de UTI serão custeados pelo município

 

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 12, o Comitê de Crise COVID-19 de São Bento do Sul colocou em pauta a questão dos leitos de UTI no município. Outro assunto tratado, foi a atualização do mapa que demonstra a Avaliação de Risco por região no Estado de Santa Catarina. Conforme a divulgação atualizada, a região do Planalto Norte ainda encontra-se em situação “Grave“ (laranja).

Como a situação de avaliação de risco não mudou para a região, o comitê decidiu por não fazer nenhuma alteração no decreto n° 1984, válido até o dia 19 de novembro.

Já em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI COVID do Hospital e Maternidade Sagrada Família que eram habilitados pelo Ministério da Saúde, tiveram seu contrato encerrado. Um dos motivos se dá por conta do município ter menos de 50% da capacidade de ocupação no período da habilitação ministerial (90 dias), o que impede que a habilitação junto ao Ministério da Saúde seja prorrogada e custeada pela esfera federal.

Porém, conforme explicou a diretora do departamento de assessoria à Gestão do SUS da Secretaria de Saúde de São Bento do Sul, Leslie Lia Hermes Tschöke, a secretaria continuará custeando, em parceria com o Hospital, três leitos exclusivos para covid-19 no município. “É importante salientar que eram cinco leitos habilitados pelo governo federal, porém, considerando a baixa taxa de ocupação, de acordo com os critérios necessários para a manutenção dos leitos habilitados, não foi possível solicitar a prorrogação junto ao Ministério da Saúde. Mas continuaremos com o custeio de três dos cinco leitos, e os outros dois, que estavam instalados em salas do centro cirúrgico, voltarão a ser destinados aos procedimentos cirúrgicos, conforme demanda necessária apresentada pelo Hospital e Secretaria de Saúde", explicou.

Desta forma, São Bento do Sul possui agora 10 leitos de UTI, sendo três exclusivos para o tratamento de covid-19.

Ainda conforme Leslie, o contrato para a habilitação dos leitos pelo Ministério da Saúde iniciou no dia 12 de agosto, com validade de 90 dias, porém só poderia ser renovado se os leitos estivessem atualmente com mais de 50% de ocupação, o que não ocorreu, impedindo a renovação perante o governo federal.

O Comitê de Crise Covid-19 é formado por autoridades municipais, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, ACISBS, CDL, Câmara de Vereadores, Secretários Municipais, Procuradoria, representantes empresariais e representantes da Saúde, envolvendo Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital e Maternidade Sagrada Família.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA