Empresa Heide, de extratos vegetais, contará com o apoio do Senai para utilizar a nanotecnologia no desenvolvimento de novas soluções
O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel trabalharão em parceria com a indústria paranaense Heide Extratos Vegetais para desenvolver nanopartículas de ingredientes naturais. “A Heide é uma empresa que produz e comercializa extratos vegetais para diversas aplicações, principalmente para os ramos alimentício e cosmético. Os institutos atuarão em conjunto no desenvolvimento de nanopartículas de ingredientes naturais”, explica Agne de Carvalho Jorge, responsável técnica pelo projeto no ISI Eletroquímica.
“A parceria entre a Heide e os Institutos Senai, em Eletroquímica e Celulose e Papel, aconteceu para atender a demanda de pesquisa e desenvolvimento para o edital de soluções para a COVID-19 lançado pela Finep”, conta Ana Carolina Winkler Heemann, farmacêutica, cofundadora e diretora técnica da Heide.
“Na Heide, o foco do nosso trabalho é a valorização da biodiversidade brasileira e da agricultura local. Como já somos especialistas em ingredientes naturais, contar com a experiência do Senai será excelente para agregar valor e uma nova tecnologia em nossa empresa”, corrobora Rodrigo Heemann, farmacêutico, cofundador e diretor de inovação da Heide.
Os resultados esperados são ingredientes inovadores para o mercado de cuidados pessoais, trazendo estabilidade, segurança e eficácia comprovadas. A expectativa da Heide é realizar um depósito de patente de inovação ao final do projeto.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.