Nesta quinta-feira (8) ocorreu mais uma reunião do comitê de crise da Covid-19 em São Bento do Sul. A expectativa era pela atualização da Matriz de Risco Potencial, realizada semanalmente pelo Governo do Estado. Pelo relatório do Estado, a região do Planalto Norte segue em situação "grave".
Conforme debatido na reunião, a situação do Planalto Norte não sofreu alteração devido ao Governo Federal não ter renovado o credenciamento dos leitos de UTI para covid-19 nos municípios de Mafra e Canoinhas. O credenciamento não foi renovado pelo fato dos leitos destes municípios não terem atingido o índice de 50% de ocupação, sendo assim, o Governo Federal entende que outros municípios podem absorver os casos daqui para a frente, mas não leva em consideração o trabalho que foi feito para conter a pandemia na região, tendo agora apenas São Bento do Sul para atender a região.
A avaliação de risco de cada região é determinada com base na análise de aspectos como a ocupação de leitos em UTIs, isolamento social e taxa de transmissibilidade do vírus. Os dois últimos itens melhoraram, mas por conta da situação em ocupação das UTIs, como ouve diminuição de leitos de UTI para covid-19, o risco segue como "grave". Desta forma, não é possível haver novas flexibilizações como ocorre com regiões classificadas como risco "alto".
A Secretaria de Saúde está verificando a situação para que o Estado reveja a questão de São Bento do Sul, pois todos os índices estão baixos, assim como os leitos de UTI também estão disponíveis. A cidade acaba tendo restrições por conta da falta de leitos hospitalares na região.
Durante a reunião do comitê também foi aprovada a liberação da panfletagem nas vias do município e um decreto com as novas medidas será publicado nesta sexta-feira (9), e terá validade até o dia 22 de outubro.