Segue até o dia 30 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O dia D de vacinação será 17 de outubro.
Durante a campanha, a vacinação estará ocorrendo em todas as Unidades de Saúde do município, conforme horário de cada uma e também nos plantões. Também neste sábado (10), a sala de vacina da Unidade de Saúde Central estará aberta das 8 às 16 horas para receber o público-alvo da campanha, adotando todas as medidas de proteção contra o coronavírus.
O grupo alvo para a poliomielite são crianças de um ano a menor de cinco anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas independente se já estão com esquema completo com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Já as crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) serão vacinadas apenas as que não tiverem a dose de rotina - esquema vacinal atrasado.
No dia D da campanha, 17 de outubro, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.
Vacina Meningo – Durante a campanha será ofertada a vacina Meningo ACWY (conhecida como quadrivalente) para o público de 11 a 12 anos de idade.
“Neste ano, o Ministério de Saúde substitui a vacina Meningo C aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos, para a vacina Meningo ACWY. Portanto, todo adolescente com 11 e 12 anos de idade, tanto do sexo feminino ou masculino, deverá receber uma dose desta vacina”, explica a enfermeira do Centro de Vigilância à Saúde, Cristiane Jantsch Sestrem.
Lembrando que quem já recebeu essa vacina dentro da faixa etária 11 e 12 anos não necessita receber novamente (dose única). “Esta campanha serve como resgate deste público que ainda não tomou a vacina, pois houve um aumento de casos da meningite com o soro tipo W”, informou a enfermeira.