No final da manhã desta quinta-feira (17) os engenheiros agrônomos do IMA - Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, Carlos Volpato e Ana Cristina Lopes, estiveram em São Bento do Sul para uma reunião na sede da Prefeitura e posteriormente para realizarem uma vistoria em alguns trechos do futuro Contorno Norte.
Durante a reunião que contou com a presença do secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, do prefeito municipal, da engenheira ambiental Kaandra S. Werner e do engenheiro civil Carlos Arakaki, ambos do Consórcio Intermunicipal Quiriri, e da engenheira ambiental Daniele Cristine Schulz Telma da empresa Solo Topografia, alguns detalhes sobre a vistoria foram tratados.
Os trabalhos desta quinta-feira contemplam mais um passo importante para a liberação da autorização de corte de vegetação.
Inicialmente o trecho visitado foi o do final da rua José Bayerl (acesso da panificadora São Bento). Neste ponto Carlos e Ana registraram imagens dos trechos de mata que serão cortados para a abertura da via.
Na sequência, todos seguiram para a outra extremidade do Contorno Norte, na ponte próxima a panificadora Pimpão, onde mais registros da vegetação foram realizados.
Por fim, foram visitados alguns pontos da área verde que receberá a compensação abordada nos programas ambientais no que se refere ao corte da vegetação para abertura do Contorno Norte.
A área verde com 80 mil metros quadrados é localizada no bairro Colonial, basicamente entre a rua Castelo Branco e rua Urca, e neste local o engenheiro Carlos Volpato, do IMA, registrou diversas imagens de vários pontos da área.
Na ocasião Carlos inclusive comentou sobre o atraso na realização desta vistoria. Conforme disse: "eu já estava com esta vistoria agendada para o dia 19 de março. Estava tudo pronto com carro e motorista já agendados quando iniciou esta pandemia e no dia 17 de março parou tudo", explicou.
Como o aval para a emissão da LAP - Licença Ambiental Prévia do Contorno Norte havia sido informado no mês de fevereiro, a vistoria teria ocorrido logo em seguida, no mês de março, mas a pandemia acabou causando este atraso de seis meses no processo.