Rede estruturante inicia operação em Lages |
SCGÁS buscou modelo na Europa para implantar em Santa Catarina |
Projeto pioneiro em Santa Catarina, a rede estruturante implantada pela SCGÁS em Lages começou a operar no último dia 20 de julho. O primeiro cliente a consumir gás natural canalizado foi um posto de combustíveis, que até então precisava armazenar o insumo, mas agora possui fornecimento contínuo do gasoduto.
O abastecimento deste tipo de rede isolada funciona com o modal GNC (gás natural comprimido, no estado líquido) - a SCGÁS contratou uma empresa de logística para transportar o gás natural de uma base de compressão em Indaial até o município serrano, onde o gás é descomprimido (volta ao estado gasoso) e injetado na rede para abastecer os consumidores.
“Aprofundamos o entendimento desta tecnologia em uma missão técnica realizada em Portugal em 2016 e decidimos implantar em Santa Catarina. O sucesso de operação trata-se de uma conquista para os catarinenses, pois projetos inovadores como este podem facilitar a interiorização da oferta do gás natural e influenciar no melhor planejamento regional”, comemora o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.
Mapa inicial do projeto implantação de rede em Lages (podem ter ocorrido algumas mudanças no traçado no decorrer das obras)
Fases do projeto
A SCGÁS investiu cerca de R$ 7 milhões para implantação de aproximadamente 11 km de rede nesta primeira fase do projeto. Além do primeiro cliente, outro posto de combustíveis deve iniciar o consumo nos próximos dias.
Uma nova etapa de obras no município já tem autorização da Aresc para ser executada. A rede será ampliada para atender novos mercados, conforme a demanda. Duas indústrias já tem contrato firmado com a SCGÁS, que segue mapeado potenciais clientes de todos segmentos.
Interessados no consumo de gás natural podem fazer contato com a SCGÁS pelo 0800.48.5050 ou pelo querogas@scgas.com.br.
Obras de implantação finalizaram em 2019. Abastecimento do mercado inicou nesta semana com a conclusão de todas as etapas de segurança e logística. (Obs: foto de 2018) |