Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Casan alerta para necessidade de nova cultura no uso da água

Sexta, 17 de julho de 2020

Clique para ampliar

Diante de uma trégua na seca histórica que castigou Santa Catarina desde maio do ano passado, e de um cenário de previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses, a Casan mantém o pedido de uso responsável da água tratada.

“São vários sinais que a natureza nos traz e que podem nos ajudar a refletir sobre nossa relação com a água, um recurso finito que precisa ser usado com consciência durante todo o ano, não apenas em momentos de seca ou no verão”, alerta a gerente de Meio Ambiente da Casan, Patrice Barzan. 

Na Região Metropolitana de Florianópolis, o Rio Vargem do Braço (Pilões) mostra sinais de recuperação. Porém a Lagoa do Peri, principal manancial do Sul e Leste da Ilha, ainda apresenta uma longa margem de areia que ficou descoberta com a redução de seu nível devido à prolongada escassez de chuvas. A Casan permanece usando apenas 40% da captação da Lagoa e se valendo, portanto, de poços artesianos para complementar as necessidades de abastecimento da região.

 “Essa crise hídrica que enfrentamos, e tem sido mais frequente, serve para valorizar ainda mais a água tratada, que ajuda, por exemplo, a combater a epidemia com a lavagem constante das mãos”, complementa Guilherme Campos, gerente de Políticas Operacionais, setor que tem entre as responsabilidades o planejamento de investimentos e de novas infraestruturas para os sistemas de abastecimento dos municípios atendidos pela Companhia.

“Cada vez mais precisamos que os recursos destinados à melhoria dos sistemas de abastecimento sejam associados a comportamentos conscientes no uso da água. A cultura de uso responsável é uma herança a deixar para nossos filhos”, defende o engenheiro sanitarista. "Não faz mais sentido usar mangueira para lavar um carro ou uma calçada com água tratada", exemplifica.

As chuvas dos meses de junho e julho até superaram a média prevista em algumas regiões, permitindo a recuperação de mananciais como o Rio Palermo, de Lauro Müller, do Rio Antonina, de São Joaquim, e do Rio Itinga, de Barra Velha, que chegaram à vazão praticamente zero durante os meses de déficit hídrico. Na Região Oeste, o Lajeado São José recuperou seu nível, chegando em alguns momentos a verter em sua barragem de captação para abastecimento de Chapecó.

No site www.casan.com.br a Companhia mantém um conjunto de dicas para economia de água, que são difundidas periodicamente em suas Redes Sociais. Entre as orientações mais difundidas durante o período de seca está a substituição de água tratada na limpeza de casas, calçadas, varandas e garagens por aquela já usada na máquina de lavar roupas ou em outras atividades domésticas.

A redução do tempo de chuveiro, um dos equipamentos que mais consome água nas residências, é mais uma dica importante – e outro grande desafio na mudança de comportamento.

Veja outras orientações em dicas de uso responsável da água



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA