Nesta semana, mais um bairro foi contemplado com a iniciativa da Prefeitura
A Prefeitura de Rio Negrinho realizou na manhã desta quarta-feira (15) o cadastramento de castração para os animais no bairro Industrial Norte. A “Ação 4 Patas” visa a conscientização dos cuidados e na proliferação dos animais na rua, que podem causar danos e até mesmo risco para as pessoas da comunidade.
O cadastro está sendo realizando nos bairros para pessoas de baixa renda, em áreas ao ar livre como pátios de escolas e igrejas, para evitar aglomerações. “Tem direito a essa castração, de acordo com a lei do zoonoses do município, pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e cadastro na Assistência Social. Nesta primeira ação, será um animal por família”, explica Jackson Lopes, médico veterinário da Secretaria de Agricultura.
São realizadas dez castrações por semana, sendo reservado o mínimo de quatro vagas por bairro. “Estamos conseguindo que a cada semana sejam feitas as castrações daquele bairro. O número de castrações por bairro foi distribuído de acordo com o que detectamos no Censo. Então tem mais castrações em bairros que teve mais problemas de animais de rua e menos naqueles que não tem muitos problemas. Mesmos bairros com poucos problemas serão beneficiados com a castração”, informa o veterinário.
A moradora do bairro Industrial Norte Lucia Correa de Souza acha importante a ação e espera que muitas pessoas participem. “No nosso bairro tem muito cachorro de rua, muito gato. E na minha rua, principalmente, sempre tem um gato morto, porque os cachorros por estarem na rua, matam. Então, é bem interessante”, elogia.
Microchips
Além de serem castrados, os animais também receberão um microchip que vai ter sua identificação. No chip, terá o número de telefone do dono. “Como acontece no gado que tem o brinco, o animal vai ter um número nele. O chip é de um tamanho de um grão de arroz e não incomoda o animal. Mas quando for passar o leitor perto, vamos poder captar o número e identificar o dono no sistema. Assim, se o animal for perdido e alguém encontrar ele, temos como descobrir o número e entrar em contato. É mais prático e vai ajudar as pessoas a ter mais responsabilidade”, destaca Jackson.
Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, ocorre o cadastramento dos moradores do bairro Vila Nova. A ação será realizada das 8h30 às 11h no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida.