São Bento - Representantes da administração municipal de Rodeio estiveram nesta quinta-feira, dia 30, reunidos com a equipe da secretaria de Educação de São Bento do Sul. Os visitantes vieram conhecer o projeto Econsciência desenvolvido na rede municipal de ensino. A apresentação técnica aconteceu no Gabinete com a presença do prefeito Magno Bollmann. A comitiva também fez duas visitas em campo.
“É um orgulho saber que o que estamos desenvolvendo aqui em São Bento serve de exemplo para outros municípios. Isso mostra que tudo que é feito com dedicação e em equipe dá excelentes resultados”, disse o prefeito que agradeceu todos os profissionais da Educação envolvidos no projeto. “Todos, equipe da secretaria, professores, diretores e alunos, lembrando que esse projeto tem a parceria com os demais departamentos da prefeitura, além do apoio de clubes de serviço e iniciativa privada”, enalteceu Magno.
A secretária Salete Bayerl Spitzner concordou e acrescentou que o incentivo e parceria é essencial para o sucesso do projeto. “O objetivo do programa Econsciência é claro e visa conscientizar as crianças sobre diversos pontos com enfase na preservação do meio ambiente”, fundamenta.
No seu terceiro ano de execução, o Econsciência já desenvolveu atividades nas 48 unidades municipais. Cada escola apresenta no início do ano, junto do planejamento, qual eixo que trabalhará com os alunos. “São sete eixos que podem ser definidos de acordo com a realidade de cada escola”, informa Salete. Nesses estão inclusos a manutenção de horta escolar, reciclagem de lixo, valorização da mata nativa, cultivo de plantas medicinais, praticas de saneamento, sustentabilidade e alimentação saudável.
Visita nas escolas
A comitiva conheceu a horta escolar produzida na Escola Osny Vasconcellos. No local os alunos, com auxílio da professora Irene Batista Fragoso Niespodzinski, criaram a horta em formas geométricas. Os canteiros, formados por garrafas pet coloridas produzem hortaliças e temperos que completam a merenda escolar.
Na unidade também foi construída uma estufa onde os alunos dos anos finais começaram pesquisas para a produção de mudas de hortaliças e plantas medicinais. “Em um pequeno espaço procuramos trabalhar diferentes temas, como a alimentação saudável, formas geométricas, cores, o próprio cultivo e agora a produção de mudas”, explica a professora ressaltando o empenho dos alunos na manutenção do local. “Alguns já iniciaram sua própria horta em casa”, completa.
Depois os visitantes estiveram na Escola Henrique Schwarz. Lá foram recepcionados pela professora Fátima Izabel Baltazar Roesler que apresentou o programa de preservação da nascente e produção de mudas de plantas nativas. “Depois de terem as mudas, os alunos fazem o repovoamento da mata nativa nas proximidades da escola e em alguns terrenos com a permissão dos proprietários”, relatou a engenheira da Epagri e consultora do projeto Econsciência, Luciana Schimidt.
Outros exemplos
No início da semana, o município recebeu a visita de representantes da cidade de Irineópolis. Acompanhados da secretária Salete e da equipe de Programas e Projetos da Educação, visitaram a Escola Adélia Lutz para conhecer o programa Período Integral e o projeto Oficinas.
Ainda nesta quinta-feira a equipe do Samae recebeu o prefeito e o presidente do Samae da cidade de Antonina. São Bento possui um sistema de saneamento semelhante ao de Antonina e o objetivo foi conhecer a rede de tratamento de esgoto e estações de tratamento do município.