Antes indicada apenas para profissionais da saúde ou pessoas com sintomas suspeitos de coronavírus ou gripe, a máscara agora passou a ser recomendada a todas as pessoas que precisam sair de casa. A orientação é do Ministério da Saúde.
A máscara caseira faz uma barreira tão eficiente quanto as outras máscaras e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
Para ser eficiente como uma barreira física, deve-se seguir as seguintes recomendações:
* Ter pelo menos duas camadas de pano;
* Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos;
* Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
* As máscaras domésticas são de uso estritamente pessoal, não devendo ser compartilhada em hipótese alguma;
* Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
* A pessoa em uso da máscara deve evitar tocá-la, assim como o rosto como um todo;
* A máscara deve ser trocada após 2 horas de uso ou quando umedecerem;
* Retire a máscara desatando o nó da parte traseira ou o elástico lateral. Não se deve tocar na parte da frente;
* Para higienização: deixar a máscara imersa em solução com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Ex: 10 ml de água sanitária para 500ml de água) por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;
Cabe ressaltar que o uso de máscaras domésticas não substitui em hipótese alguma todas as outras medidas de higienização tais como lavagem das mãos, etiqueta da tosse.