Em tempos de Coronavírus aquela frase “você é o que você come” se aplica mais do que nunca. Uma alimentação adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando as pessoas mais resistentes a organismos patógenos como vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Evitar produtos processados e industrializados e consumir alimentos variados e frescos trazem benefícios.
De acordo com a coordenadora de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ionara Laiz Verdin Camargo, a nutrição saudável precisa ser um hábito. “Os alimentos industrializados são carregados de toxinas, então é necessária a limpeza do organismo para o reforço da imunidade”, pondera.
Alimentos anti-inflamatórios, antioxidantes, antissépticos, probióticos e ricos em vitamina C, selênio e zinco devem fazer parte do cardápio, pois, ou aumentam a produção de glóbulos brancos, que elevam os níveis de anticorpos e combatem os microrganismos, ou ajudam a evitar a contaminação. Ao invadir o organismo, vírus e bactérias ativam o sistema imunológico, o que provoca série de reações com o intuito de eliminar os agente agressores.
A má alimentação é apontada como um dos fatores do enfraquecimento da imunidade. Quando somados ao estresse, insônia ou sono insuficiente, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e problemas emocionais, a possibilidade de ficar doente aumenta exponencialmente. O estresse, por exemplo, aumenta a produção do cortisol, hormônio que reduz a defesa do organismo.
Alimentos a serem consumidos:
Antioxidantes, anti-inflamatórios ou antisséticos
*Gengibre;
*Própolis;
*Mel;
*Açafrão da terra (antibiótico natural por conta da presença da curcumina);
*Alho.
Ricos em selênio
*Castanha-do-pará (duas por dia auxiliam na eliminação de toxinas e reforçam e a imunidade).
Ricos em zinco
*Carnes;
*Peixes;
Oleaginosos (nozes, castanhas, avelã, amendoim, amêndoa);
Probióticos.
Ricos em vitamina C
*Laranja;
*Acerola;
*Pimentão;
*Brócolis;
*Goiaba;
*Limão;
*Manga;
*Abacaxi;
*Brócolis;
*Espinafre;
*Aspargos;
*Repolho;
*Rúcula;
*Agrião.
Probióticos (são importantes para a saúde do intestino e aumentam a imunidade)
*Kombuchá (bebida fermentada);
*Iogurtes;
*Picles (pepinos em solução e água e sal);
*Kefir;
*Vinagre de maçã;
*Shouy;
*Coalhada.
Fonte: Ionara Laiz Verdin Camargo, coordenadora de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação. Fone: 2106-8294.