A Fapesc divulgou nesta segunda-feira (02) a lista dos projetos selecionados para o Programa Nascer, que ajuda pessoas a transformarem ideias em negócios dentro da pré-incubadora Cocreation Lab. A iniciativa, que tem apoio do Sebrae, oferece cinco meses gratuitos de mentorias, palestras, workshops e networking a 150 projetos espalhados em 15 cidades catarinenses, são elas: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.
(Confira os projetos selecionado para as pré-incubadoras de cada cidade)
Para converter as ideias em negócios, os projetos ficarão dentro de espaços colaborativos, que estimulam a criatividade e o empreendedorismo, além de fazer uso da Metodologia TXM, idealizada pelo Professor de Design da UFSC e Fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez.
Luiz Salomão Ribas Gomez conta que a escolha dos projetos foi difícil graças ao alto nível dos inscritos. “Não é fácil definir quando uma ideia é melhor ou mais criativa que outra, mas é muito bom ver tantos catarinenses com ideias inovadoras”. Ele ainda destaca que iniciativas como essa mostram o potencial para a economia criativa no estado.
Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o alto nível dos projetos apresentados vem para corroborar com o anseio da Fundação e do Sebrae ao lançarem o Programa Nascer. “Os catarinenses têm a inovação e o empreendedorismo no DNA e programas como o Nascer conseguem dar a orientação necessária para que os projetos possam tomar forma e no futuro se transformarem em startups de sucesso”, analisa.
Holthausen ainda avalia como extremamente positiva a parceria com os Centros de Inovação de 15 municípios e que abrangem todas as regiões do Estado e têm papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico local.